Afixo Desperto

Afixo Desperto é o mais recente Afixo presente nas masmorras Míticas+ de World of Warcraf. Mas você sabe como lidar com este afixo?

O Afixo Desperto chegou juntamente com a abertura da 4ª temporada (Série) de Míticas de World of Warcraft. Desperto adiciona quatro obeliscos a cada masmorra que você entra. Cada obelisco fica vinculado a um tenente diferente (vamos falar deles mais adiante). Este Afixo só está disponível em Pedras-chave +10.

Existem duas rotações no posicionamento de cada obelisco. Mas o que isso significa?

Durante duas semanas, cada um desses quatro obeliscos aparecem exatamente no mesmo local (em cada masmorra). Na próxima quinzena, os obeliscos trocam de lugar, se mantendo daquela forma durante mais quinze dias.

wow world of warcraft affix afixo afixos affixes season temporada 4 masmorra dungeon mítica mythic míticas mythics plus + mais group grupo guia guide estrategia strategy
Localização dos obeliscos durante o Afixo Desperto.

O ciclo se mantem a cada quinze dias, sempre alternando entre esses dois padrões.

 

Mas o que faz cada obelisco?

Ao interagir com um dos obeliscos, os jogadores são transportados para o reino caótico de N’zoth.

Você só poderá interagir com os obeliscos se tiver fora de combate.

Ao entrar nesse reino, você terá que lidar com uma leva de adds, que são sumonados pelo tenente vinculado ao obelisco que você clicou. Quando você derrotar o tenente alusivo ao obelisco clicado, o corpo dele e o obelisco que você clicou se transformam em portais de via dupla. Esses portais poderão ser utilizados para entrar e/ou sair do reino de N’zoth.

Os adds do reino de N’zoth não contam para a porcentagem de tropas derrotadas para poder concluir a Pedra-chave – os Tenentes contam. Além do mais, os adds também não são afetados pela maioria dos Afixos singulares (como por exemplo Fortificado e Tirânico). No entanto, eles continuam escalonando com o nível da Pedra-chave e com os Afixos globais (como Necrótico).

 

Os Tenentes

Cada tenente que não for derrotado durante a masmorra irá aparecer durante a luta contra o último boss. Isso poderá sobrecarregar bastante o grupo, que terá que lidar com as mecânicas do boss, com os Afixos da semana e, além disso, com os tenentes deste Afixo.

Alguns tenentes causam mais “dor de cabeça” que outros. Por isso, vamos mostrar para vocês as habilidades e estratégias de cada tenente.

 

Tececaos Mal’thir

Este tenente é um caster e ele alterna entre duas habilidades principais:  Pestilência Debilitante e  Dúvida Persistente.

  •  Pestilência Debilitante tem um alcance de 30 metros e um tempo de conjuração de 3 segundos. Numa Pedra-chave +10, o hit desta habilidade pode causar cerca de 100 mil de dano de Natureza a um jogador. Além do dano, a velocidade de movimento do jogador atingido é reduzida em 70% durante 8 segundos.
  • A habilidade  Dúvida Persistente é bem parecida com a habilidade anterior. O tempo de conjuração, alcance e dano são semelhantes. O que difere é apenas o efeito causado pela habilidade. Além do dano  Dúvida Persistente reduz a velocidade de conjuração do jogador em 70% durante 8 segundos.
wow world of warcraft affix afixo afixos affixes season temporada 4 masmorra dungeon mítica mythic míticas mythics plus + mais group grupo guia guide estrategia strategy malthir mal'thir tececaos voidweaver void weaver
Tececaos Mal’thir – ou Aranha (Imagem via MMO-Champion – link nos créditos)

 

Quando Mal’thir conjurar  Exércitos de N’Zoth, ele irá fazer surgir 5 Escaravelho Explosivos. Esses Escaravelhos podem castar a habilidade  Ruptura Volátil, que tem um tempo de conjuração de 4 segundos. Após conjurar a habilidade, o Escaravelho explode causando cerca de 100 mil de dano de Veneno a um jogador (dano referente a uma Pedra-chave +10).

Ambas as habilidades ( Pestilência Debilitante e  Dúvida Persistente) podem der interrompidas. A dica que damos é que você utilize esses interrupts o mais tarde possível, para que você consiga interromper todos os casts de Tececaos Mal’thir (visto que interrupts costumam ter um tempo de recarga de 15 segundos ou mais).

Em regra geral, Tececaos Mal’thir é o tenente mais fácil e não irá causar muitos problemas caso você deixe ele vivo durante o último boss.

 

Samh’rek, Convocador do Caos

Samh’rek possui apenas uma habilidade:  Terror Cascateante. Essa habilidade aplica um debuff em três jogadores aleatórios, que pode ser dispelado. Quando o debuff expira, todos os jogadores dentro da área de demarcada pelo círculo ao entorno do jogador afetado ficarão amedrontados (fear) por 3 segundos – incluindo o jogador afetado pelo debuff.

wow world of warcraft affix afixo afixos affixes season temporada 4 masmorra dungeon mítica mythic míticas mythics plus + mais group grupo guia guide estrategia strategy samhrek samh'rek convocador do caos beackoner of chaos fearer
Samh’rek, Convocador do Caos – ou o tenente “do Fear” (Imagem via MMO-Champion – link nos créditos)

 

Ao conjurar os  Exércitos de N’Zoth, 5 Carnicão Voraz irão surgir. Estes adds conjuram a habilidade  Rasgar Carne no alvo com maior aggro. A habilidade aplica um debuff de sangria (bleed) no alvo, que normalmente é o Tank. O debuff pode stackar e, em grandes quantidades, poderá ser mortal. Habilidades como Totem Sísmico (Xamã), Dissipação em Massa (Sacerdote) e Chamusco Mágico (Diabrete do Bruxo) poderão ser úteis para evitar o fear de Terror Cascateante.

Samh’rek é um tenente bem chato. Os stacks de sangria (bleed) no Tank poderão dar dor de cabeça para o Healer – principalmente se ele for amedrontado. Não é recomendado deixar ele para a última batalha. Caso não exista outra alternativa, certifique-se de dispelar o Tank sempre que possível.

 

Sangue do Corruptor

Assim com Samh’rek, Sangue do Corruptor também possui apenas uma habilidade:  Terra Profanada. Ao conjurar a habilidade, ela irá atingir dois jogadores aleatórios. Em baixo dos jogadores afetados por  Terra Profanada irá surgir uma poça de gosma. Os jogadores que ficarem em cima da poça de gosma irão receber 60 mil de dano a cada segundo. Todas as poças conjuradas por  Terra Profanada desaparecem após o tenente ser derrotado.

wow world of warcraft affix afixo afixos affixes season temporada 4 masmorra dungeon mítica mythic míticas mythics plus + mais group grupo guia guide estrategia strategy the blood of the sangue corruptor a gosma blob
Sangue Corruptor – ou a Gomas (Imagem via MMO-Champion – link nos créditos)

 

Ao conjurar  Exércitos de N’ZothSangue do Corruptor irá invocar 5 Tentáculo Rasgamentes. Cada tentáculo irá canalizar a habilidade  Açoite Mental num jogador aleatório, reduzindo sua velocidade de movimento em 65%e causando 8.5 mil de dano por segundo. A vantagem é que a habilidade pode ser interrompida e os tentáculos podem ser alvo de habilidades de controle de movimento (CCs) como atordoamento (stun).

Um dica boa sobre este tenente é que apesar dos Tentáculo Rasgamentes não se moverem, se o jogador sair do raio de alcance de  Açoite Mental, o tentáculo irá se transportar para as proximidades do jogador. Isso significa que tem como stackar todos os Tentáculo Rasgamentes, sendo possível utilizar dano cleave e habilidades AoE (dano em área) para derrotar esta mecânica.

Sangue do Corruptor é, muito provavelmente, o segundo tenente mais fácil (depois de Tececaos Mal’thir).

 

Urg’roth, Rachador de Heróis

Urg’roth possui duas habilidades:  Rompe-espírito e  Fúria Negra.

  •  Rompe-espírito causa dano físico ao Tank. Além do dano recebido logo após o golpe,  Rompe-espírito também aumenta todo o dano recebido pelo Tank em 100%, por 8 segundos. Normalmente o tenente casta esta habilidade a cada 15 segundos.
  • Já  Fúria Negra causa cerca de 150 mil de dano de Sombra a qualquer jogador que ficar dentro do círculo roxo.
wow world of warcraft affix afixo afixos affixes season temporada 4 masmorra dungeon mítica mythic míticas mythics plus + mais group grupo guia guide estrategia strategy tankbuster destroi tankes tanques urg'roth rachador de herois
Urg’roth, Rachador de Heróis – ou o “Destrói Tanks” (Imagem via MMO-Champion – link nos créditos)

 

Quando Urg’roth, Rachador de Heróis conjura  Exércitos de N’Zoth, ele invoca diversos adds chamados Crescimento Malicioso. Os adds possuem muito pouca vida (cerca de 70 mil). Eles são semelhantes à mecânica encontrada na luta contra G’huun.

Se o Tank estiver tomando muito dano após cada conjuração de  Rompe-espírito, o grupo poderá ajudá-lo de duas formas diferentes. A primeira será utilizar habilidades de mitigação. A outra forma é usar habilidades de Taunt de pets (Bruxos e Caçadores, principalmente). Desta forma, o próximo cast de  Rompe-espírito afetará o pet e assim o Tank conseguira “descansar” um pouco.

Não é aconselhável deixá-lo para o último encontro. Isso deve-se ao fato de que poderão existir diversas áreas de  Corrupção Torpe, o que irá comprometer toda a movimentação do grupo. Além do mais, o aumento em 100% do dano recebido pelo Tank juntamente com as áreas de  Corrupção Torpe não são propriamente uma boa mistura.

 

Créditos

Este guia foi feito pela amiga do Cartel, Ewanar-Gallywix. Se você quiser ver um guia seu aqui no site, entre em contato com a gente através do nosso Facebook ou envie um e-mail para o nosso Gerente de Conteúdos!

 


Este guia foi feito com as seguintes fontes:

  1. https://www.mmo-champion.com/content/8852-Patch-8-3-PTR-Corrupted-Affix-Vulpera-Mount-DLC-703?page=2 (imagens dos tenentes foram retiradas deste site)
  2. https://raider.io/news/84-awakened-affix-tips-and-tricks#thebasics
  3. https://blizzardwatch.com/2020/01/23/handle-season-4-mythic-affix-awakened/
  4. https://pt.wowhead.com/guides/awakened-seasonal-affix-overview-bfa-season-4-mythic-dungeon


1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
25 de julho de 2020 11:38

[…] nós já falamos sobre este Afixos especificamente, você poderá clicar aqui e ser redirecionado para esse […]


0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x