Casa de Leilões: o fim do goldmaking

Postado em

A Casa de Leilões sofreu mudanças por meio de um hotfix na terça-feira (16/06). Esta mudança dificulta a ação de addons que automatizam as tarefas.

Em resposta ao post de Sapy no fórum, o CM Kaivax explicou um pouco sobre algumas mudanças na Casa de Leilões. Isto é, após um hotfix vinculado nesta ultima terça-feira (16/06), foi estipulado alguns limites para addons. Assim, segundo o bluepost, hotfix destina-se a resolver problemas com relação ao desequilíbrio entre a grande maioria dos jogadores e uma minoria muito pequena. Embora pequena, Kaivax explica que segundo a análise feita pela equipe da Blizzard, esta parcela dos jogadores produz a maioria do tráfego de dados da Casa de Leilões.

Continuando no post, o CM explica que as medidas tomadas pela empresa limitam a quantidade de operações dos jogadores por minutos. Desta forma, segundo ele, isto não impacta diretamente os jogadores que utilizam da Casa de Leilões sem ferramentas de automação. Porém, esta medida impacta diretamente a casta de jogadores chamadas de “goldmakers” que, devido à grande quantidade de vendas, precisa destas ferramentas. Como explicamos no nosso tutorial sobre o TSM, esta ferramenta facilita o trabalho dos jogadores por permitir que vários itens possam ser colocados à venda.

O sistema implementado cria uma especie de “orçamento” (budget), que limita o quanto você pode postar para vender. Conforme você posta, seu orçamento cai e isso reduz a velocidade que pode fazer uma publicação na AH. Portanto, como afirmado aqui e em diversas vezes no post, esta ação visa sufocar o uso de addons e reduzir o scan feito por jogadores. Em um resumo claro: querem matar o goldmaking como estilo de gameplay.

 

casa de leilões auction house world of warcraf gold farm wow
O fim de uma era, o fim de um legado.

 

Opinião

A economia de World of Warcraft é algo muito sério, estudado por muitos durante os anos, sendo inclusive mais valorizada que a da Venezuela. Então é compreensível que a Blizzard tenha todo um cuidado especial com ela, promovendo ações para o consumo e a contenção da geração de moedas. O Brutossauro de 5 milhões, a Aranha de 2, várias outras que perambulam a casa das milhares de moedas de ouro, são exemplos de como existe um interesse em reduzir a quantidade de moeda corrente dentro do jogo. Ainda tem o fato de que é possível converter moeda em saldo da plataforma Battle.net e assim comprar jogos da empresa. Jogar World of Warcraft literalmente faz dinheiro.

Então, algumas medidas tomadas recentemente fazem sentido dentro dessa perspectiva. Similarmente, vários jogadores relataram banimento nas ultimas semanas por realizar farm excessivo em masmorras antigas – Docas de Ferro e Beiracéu que são bastante exploradas – e isso liga um alerta. Acima de tudo, ao limitar – o que na verdade extermina – os addons de automação de venda, a Blizzard dá um recado: Não queremos que este seja um gameplay válido.

Diversos jogadores manifestaram seu descontentamento com a empresa – e isto é totalmente compreensível! Claro que existem certos gnomos que tentam manipular de forma exagerada a Casa de Leilões, praticando táticas bem agressivas de compra e revenda de mercadorias, monopolizando os leilões em certos servidores, entre outras coisas. Porém, isso impacta muito negativamente quem precisa vender itens para transmogs ou uma diversidade de mercadorias. Nossas dicas de Goldmaking sempre falaram de diversificar o mercado e isso fica impossível com estas medidas.

Lá no post, o CM Kaivax comenta que estas são as medidas iniciais e que elas podem ser flexibilizadas ainda.  Entretanto Charles, este mundo não é mais o mesmo.

 

casa de leilões auction house ah world of warcraft wow fim de um sonho
Fim do sonho de ficar rico no WoW

 

Mas não vale chorar

Apesar de impossibilitar um meio, existem diversos outros e claro que não podemos deixar de comentar deles. Então, aproveite nossos guias e trabalhe enquanto eles dormem/choram #coachlasca.

 

E nunca se esqueça do mote: Tempo é dinheiro, chapa.



Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hilad@Sargeras-US
Hilad@Sargeras-US
17 de junho de 2020 11:33

Minhas duas peças de cobre. O principal revenue da Blizz está nas assinaturas. Com o token valendo o mesmo que o valor de um mês de assinatura, quem tá no cap de gold (justamente essa parcela menor de jogadores responsável pelo tráfego maior nas APIs da auction house) passa facilmente anos sem desembolsar nada e com isso a Blizzard fica no prejuízo. E a grande massa falida de pedintes de ouro pra montaria? Aprendendo a usar addons como o TSM, Auctionator, Auctioneer, lendo o /r/woweconomy e assistindo a vídeos de goldmaking no YouTube, a tendência é, cada vez mais, ser… Read more »

Capitão Caverna
Capitão Caverna
Reply to  Hilad@Sargeras-US
17 de junho de 2020 12:50

Pra alguém comprar o token na AH, alguma outra pessoa já pagou dinheiro por ele na loja da Blizzard. Eles não perdem um centavo com venda de token, na real eles até ganham dinheiro se um monte de gente decidir usar token, porquê um monte de outras pessoas vão ter que comprar esses tokens, que são mais caros que um mês de jogo na assinatura ou no gametime. Eles tão tentando resolver outros problemas com essas alterações. Lucro da empresa não é um deles, até porquê assinatura não é a principal fonte de rentabilidade do WoW.

Bruna Lopes
Bruna Lopes
Reply to  Capitão Caverna
17 de junho de 2020 15:39

Mas aqui no Brasil não se pode mais comprar token com dinheiro real e vender por gold mais a blizzard tirou está opção de nos .

Capitão Caverna
Capitão Caverna
Reply to  Bruna Lopes
17 de junho de 2020 16:58

A gente ainda pode comprar token. O problema é que com o Real desvalorizado em relação ao dólar, tinha americano comprando token com localização pro Brasil e pagando mais barato. Mas a gente ainda pode comprar token por gold normalmente.

Syphon
Syphon
18 de junho de 2020 13:05

Há dados fidedignos que apontem banimentos por runs em Dungeons/Raids? Era só o que faltava. Tem algum post azul no forum da blizzard sobre banir que vai em Fundição? Ou isso foi apenas uma força de linguagem, baseado em alguém que ouviu alguém que conhece alguém que disse que foi banido? Poxa, não é possível que as poucas alternativas pra quem é non-multiboxer vão acabar.


2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x