Guia – Grong

Este guia tem o objetivo de ensinar como derrotar Grong na dificuldade Normal de Batalha de Dazar’alor. Ele é uma tradução/adaptação do guia original do WoWHead, referenciado no final da publicação.

Grong é um encontro de uma única fase em que é preciso controlar sua barra de raiva, o que causa dano intenso caso isso não aconteça, praticamente causando um wipe.

A mecânica da luta é a mesma para Aliança e Horda, exceto os nomes do Boss, dos Adds e das Habilidades. A estratégia se mantem a mesma para as duas facções. Porém, a Aliança o enfrenta como terceiro Boss enquanto a Horda o faz em segundo lugar.


Encontros da Raide – Guias

São 9 encontros na Raid, onde você enfrenta as forças da facção rival e tem a oportunidade de jogar contra a própria facção para conhecer a História. Conheça os nossos guias:


Legenda e Diferenças entre facções

Como Grong tem nomes diferentes para os Adds e as Habilidades, listamos os nomes de ambas as facções abaixo. O guia seguirá a versão da Horda.

Mecânica do Encontro

Horda Aliança
Raiva Energia Morta

Habilidades

Horda  Aliança
 Descontrole  Dobrar da Morte
 Estilhaçado  Tocado pela Morte
 Combo Bestial  Combo Necrótico
 Esmagamento Bestial  Esmagamento Bestial
 Esmagado  Esmagado
 Mordida Dilacerante  Mordida Dilacerante
 Arremesso Bestial  Arremesso Bestial
 Impacto Bestial  Impacto Bestial
 Batida Reverberante  Pancada Mortal
 Eco Reverberante  Eco Mortal
 Rugido Feroz  Rugido Feroz
 Macaco Raivoso  Macaco Morto-vivo
 Macaco Enfurecido  Macaco Necrótico
 Macaco Furioso  Macaco Mortal
 Míssil Perseguidor Megatômico  Impacto Vodu
 Fogo Megatômico  Gelidez da Morte
Macacoposição Potencialização da Morte
 Detonação de Raio  Dispersão do Espírito
 Núcleo de Macacopositor  Núcleo Necrótico
 Descarregar Núcleo de Macacopositor  Descarregar Núcleo Necrótico
Horda Aliança
Grong Grong, a Aparição
Laçadores de Macacos Voadores Espectro da Morte
Macacopositor 3000 Espectro da Morte

Dicas Rápidas

Geralzão

Dicas para o Tank

Dicas para o Healer

  • Esteja preparado para usar seus CDs quando um  Descontrole for ativo com mais de 75 de raiva.

Estratégia e Habilidades

 Descontrole

Grong ganha raiva passivamente durante o tempo e uma vez que ele atinga 100% de raiva ele irá usar  Descontrole

  • A habilidade consiste em 4 batidas separadas, cada uma causando um dano alto e aplicando um stack de  Estilhaçado em toda a raide.
  •  Estilhaçado é um debuff de 40 segundos que causa uma quantidade moderada de dano por tick e aumentando o dano recebido por   Descontrole em 30%. Este debuff pode ser acumulado.

Quando  Descontrole for ativado, o boss ira gastar sua raiva em intervalos de 25. Cada 25 de raiva irá causar outra explosão de dano na raide.

  • Quando a habilidade for usada com 100 de raiva, o boss irá bater quatro vezes na raide, com um dano final inacreditavelmente alto por conta da aplicação do debuff   Estilhaçado aplicado durante as batidas, o que vai causar um belo wipe.
  • A raide precisa ativar o   Descontrole com a raiva baixa, garantindo que o boss não irá bater mais que 3 vezes quando  Descontrole for ativado.
  • A raide precisa garantir que o próximo  Descontrole não seja ativo antes que 40 segundos, que é o tempo em que o debuff de  Estilhaçado aplicado no  Descontrole anterior acabe.

Macacopositor 3000

A raide pode ativar um  Descontrole antes de chegar em 100% de raiva por meio do add Macacopositor 3000 que nasce durante o encontro.

  • Com 5 segundos de luta e a cada minuto a partir deste momento, um único add Macacopositor 3000 irá surgir de um lugar aleatório do mapa.
  • Este add não precisa ser tankado e não irá atacar a raide diretamente. Em vez disso ele irá usar  Macacoposição.
  • Este cast dará a Grong 5 de raiva adicional ao longo do tempo. A raide precisa interromper este cast para manter a raiva de Grong no minimo absoluto.

Quando o Macacopositor 3000 morrer, ele irá explodir com uma  Detonação de Raio. Isto causa um dano baixo de natureza e dá um knock back em todos os jogadores próximos a 15y.

  • O dano da explosão e a força do knock back não são perigosos o suficiente para os melees precisem evitar isso
  • Alguns DPS sem mobilidade podem inclusive utilizar o knock back para retornar ao boss.
  • O Boss não pode receber o dano de  Detonação de Raio, senão ele ganha 25 de raiva com a explosão.
  • Se a raide sentir que precisa maximizar o DPS, o boss pode ser tankado junto dos adds e ser removido a +16 jardas antes da explosão de  Detonação de Raio aconteça.
  • Entretanto, não é necessário correr este risco já que o boss usa com frequência habilidade de cast e fica parado. (VAI QUE COMBA)

Quando morrer, um orb de   Núcleo de Macacopositor irá aparecer no chão. Um jogador pode pegar esta orb e ganhar um debuff de 20s.

  • Este debuff causa um dano por segundo no jogador e garante uma habilidade no botão de ação adicional: Descarregar Núcleo de Macacopositor.
  • Usar  Descarregar Núcleo de Macacopositor no boss irá causar um dano igual a 5% do máximo de sua vida e ativar imediatamente um  Descontrole, independente de quanta raiva o boss tenha.
  • Isto deve ser usado para forçar o boss a resetar sua raiva toda vez que atingir 50%. Isto irá causar no máximo duas batidas do  Descontrole na raide e deixando o dano controlado.
  • Todos os DPS devem trocar de alvo e matar o add Macacopositor 3000 para garantir que o boss reinicia sua raiva no tempo certo
  • Não importa quem pegue o orb do  Núcleo de Macacopositor e faça o trabalho, entretanto é preferível que seja algum DPS para que tanks e healers possam continuar com sua movimentação padrão.

Aceleração de Raiva

A raiva de Grong irá acelerar sobre certas condições de vida durante o encontro:

  • Ele começa com a passiva  Macaco Raivoso. (aproximadamente 10 de raiva em 12 segundos)
  • Em 70%, a passiva muda para  Macaco Enfurecido. (aproximadamente 10 de raiva em 11 segundos)
  • Em 40%, a passiva muda para  Macaco Furioso. (aproximadamente 10 de raiva em 10 segundos)

O resultado é que o boss vai ter mais raiva quando ativar o  Descontrole com o   Núcleo de Macacopositor, tendo a chance de causar um terceiro dano nos estágios finais do encontro.

  • Os Healers devem estar preparados para segurar esta barra com seus cds de cura.
  • A raide pode optar por usar a Sede de Sangue / Heroísmo quando o boss atingir 40% de vida para limitar as chances de atingir um  Descontrole com 100% de raiva.

Nota: A aceleração de raiva estava ativa apenas nos testes para a dificuldade Mítica, não estamos certos de como irá funcionar nas dificuldades Normal e Heroica.

 Combo Bestial

Durante o encontro, Grong irá usar ocasionalmente uma série de três poderosas habilidades diretamente no tank. O Combo é completamente aleatório: A sequencia que Grong utiliza estas habilidades é completamente diferente em cada vez.

  • Tanks podem trocar taunt durante o  Combo Bestial para redirecionar qual habilidade atinge cada tank.  Tauntar durante a habilidade fará com que ele acerte o novo alvo.

Existem duas habilidades que o boss pode escolher:  Esmagamento Bestial e  Mordida Dilacerante. Cada uma tem um cast de 2.5 segundos.

Enquanto os tanks prestem atenção durante as habilidades castadas durante o  Combo Bestial, bem como as debuffs que ambos tenham, a habilidade é facilmente evitada.

 Míssil Perseguidor Megatômico

Aproximadamente A cada 25 segundos, um míssil irá voar em direção a um jogador aleatório. Quando atingir o jogador. explodirá causando um dano no jogador e em todos em um raio de 10 jardas, deixando um caminho de   Fogo Megatômico no chão;

  •  Fogo Megatômico causa um dano em todos que ficarem em cima. A sujeira fica durante 30 segundos no chão.
  • Os jogadores Ranged devem manter uma distância de 10 jardas  quando o  Míssil Perseguidor Megatômico for usado, para reduzir a quantidade de jogadores atingidos pela explosão.
  • Na dificuldade heroica e acima, jogadores ranged devem se espalhar em pares para garantir não receberem Amedrontar / Fear caso  Rugido Feroz aconteça ao mesmo tempo.

Notas: Anteriormente era possível descobrir o alvo da habilidade via uma WeakAura, isto não esta sendo mais possível nos recentes testes da dificuldades mítica.

 Batida Reverberante

Com um temporizador, Grong baterá nos jogadores melees com a habilidade  Batida Reverberante. Os jogadores que não são tanks serão alvo prioritário dessa habilidade.

Ela causa um grande dano físico em todos os jogadores em um raio de 10 jardas do jogador alvo e deixará um zona de  Eco Reverberante na localização.

  • A Zona do  Eco Reverberante irá explodir após alguns segundos, causando um dano alto de natureza e causando um knock back em todos os jogadores na área.

Jogadores que estiverem no melee do boss devem tentar se espalhar em volta para reduzir a quantidade de jogadores atingidos pelos dano da habilidade.

  • Adicionalmente, jogadores que conseguem manter um range maior devem fazer, isto também ajuda a reduzir a quantidade de jogadores atingidos pela habilidade.
  • Quando a zona do  Eco Reverberante aparecer, jogadores próximos devem garantir que não vão estar dentro para receber a explosão.
  • Nas dificuldades heroica e acima, jogadores melee devem espalhar próximo do boss em pequenos grupos, para garantir que nãos serão afetados pelos efeitos de medo que o  Rugido Feroz pode causar se ocorrer em um curto periodo de tempo após a  Batida Reverberante.


Dificuldade Heroica

Fora as mudanças numéricas, em que o boss tem mais vida e causa mais dano, algumas mecânicas adicionais surgem nesta dificuldade.

 Rugido Feroz

A cada 20 segundos aproximadamente, Grong irá usar um Rugido Feroz. Esta habilidade não pode ser interrompida e causa um dano físico moderado em todos os jogadores em um raio de 80 jardas.T

  • Jogadores que não estejam em um raio de 5 jardas de outro jogador levarão um Amedrontar/Fear de 5 segundos quando acertados pelo   Rugido Feroz.
  • Esta mecânica é especialmente irritante quando combina com outras duas:   Míssil Perseguidor Megatômico ou  Batida Reverberante.
  • Toda a raide deve manter os olhos nos temporizadores do Boss para garantir ter um parceiro perto e evitar o Amedrontar/Fear.

 Arremesso Bestial

No final de cada  Combo Bestial, Grong vai castar  Arremesso Bestial no alvo atual.

  • Grong pegará o alvo e causara um alto dano físico nele durante 5 segundos.
    • Tanks podem usar habilidades neste tempo, porém pode ser complicado acertar o Grong neste momento.
  • Durante isto, Grong irá marcar um jogador não tank. No final de 5 segundos, ele irá jogar o tank na localização do jogador escolhido, ativando um  Impacto Bestial no local.
  • Isto causa um alto dano na raide, que diminui em relação a distancia e irá Stunar o jogador arremessado durante alguns segundos.
  • O jogador selecionado pela habilidade deve se mover no minimo a 30 jardas de distância da raide para ajudar a reduzir o dano total causado por   Impacto Bestial.
  • O jogador deve esperar um pouco até acabar o efeito de Stun no tank, antes de retornar a raid com o tank. Isso garante que ambos não serão afetados pelo Amedrontar/Fear se um   Rugido Feroz acontecer neste momento.

O debuff do  Esmagado aplicado por  Esmagamento Bestial dura 2.5 segundos.


Dificuldade Mítica

Fora as mudanças numéricas, em que o boss tem mais vida e causa mais dano, algumas mecânicas adicionais surgem nesta dificuldade.

O debuff do  Esmagado aplicado por  Esmagamento Bestial dura 2 segundos.

 Rugido Feroz é castado instantaneamente no mítico.

  • Isso remove qualquer tipo de tempo de reação presente na dificuldade heroica. Agora os jogadores precisam estar sempre stackados antes da habilidade vir.

Dois adds Macacopositor 3000 vem ao mesmo tempo.

  • Isto força a raide a interromper dois adds simultaneamente. Cada add deve ser marcado com uma das marcas de raid e ser interrompido em uma rotação, sendo que cada isto deve ser organizado antes do encontro.
  • Estes adds também aparecem com menos frequência.

A orb do   Núcleo de Macacopositor agora aplica um debuff de 60 segundos ao invés de 20s.

  • A raide precisa continuar ativando  Descontrole com 50+ de raiva, porém isso vai ser um pouco mais complicado.
  • Ainda que a orb pode ser segurada por um tempo maior, é possível que o debuff expire antes de o boss atinja 50 de raiva após ter sido ativado pelo primeiro  Núcleo de Macacopositor que dropou.
  • Para contrabalancear isso, a raide precisa atrasar a morte do segundo Macacopositor 3000 e ficar interrompendo ele até a hora necessária.
  • Quando a raide quiser ativar o novo  Descontrole, eles podem finalizar o segundo Macacopositor 3000 para ter acesso ao segundo orb.

Recompensas

A parte boa da coisa!

Armaduras:

Azerita:

Armas

Berloques:


Vídeo


Referências


 



Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x