GUIA – Inquisidora Sombria Xanesh

Postado em

Inquisidora Sombria Xanesh pode ser considerada a torturada oficial do Império Negro de N’zoth.

É difícil resistir aos sussurros e alucinações dos Deuses Antigos. Caso alguma mente mais resistente consiga resistir a essas coisas, ela se tornará alvo da Inquisidora Sombria Xanesh. Xanesh tortura a mente de seus alvos até que a única coisa que reste é uma devoção cega a seu mestre, N’zoth.

A Inquisidora Sombria Xanesh é considerada o quarto boss de Ny’alotha, a Cidade Desperta. Você poderá enfrentá-la após ter derrotado os três primeiros bosses da raide (Wrathion, Maut e O Profeta Skitra). Após derrotar Xanesh, você poderá enfrentar Vexiona.

Dicas Rápidas

O encontro com a Inquisidora Sombria Xanesh possui apenas uma Fase, destoando dos três primeiros encontros de Ny’alotha. A mecânica principal gira em torno da  Orbe do Caos. Três jogadores terão que levar essa orbe até a um local específico (portal). Se a  Orbe do Caos acertar os limites da área de encontro ou atingir algum obstáculo, todo o grupo sofre uma elevada quantidade de dano. Ao mesmo tempo que o grupo tem que lidar com esta mecânica, ele também terá que fugir de suas próprias almas flageladas e fugir das zonas de  Tormento da Rainha Azshara.

Dicas

  • Saia de perto das zonas de  Tormento antes que elas explodam.
  • Fique longe da sua alma flagelada quando for alvo de  Esfoladura da Alma, de forma a reduzir o dano recebido quando ela explodir.
  • Tanks devem se certificar que não são jogados para fora da área de combate quando são atingidos por  Golpe Abissal, que joga o alvo para trás (knock back).
  • Troque o aggro quando  Golpe Abissal for conjurado.
  • Tenha três jogadores para absorver as zonas de  Ritual do Caos de forma a que eles fiquem  Desperto para o Caos.
  • Os jogadores afetados pelo  Desperto para o Caos devem direcionar a  Orbe do Caos para o portal com o contorno vermelho, para remover a orbe de forma segura.
  • Evite que a  Orbe do Caos toque nos limites da sala, em Azshara (que se encontra no centro da sala) ou em qualquer um dos Obeliscos Ritualísticos. (Apenas no Modo Heroico)
  • Quer cometer suicido? Se jogue da plataforma. Caso contrário fique longe da beiradas da área de encontro.

Habilidades e Estratégias

Rainha Azshara

Rainha Azshara está no centro da área do encontro. Ela causará um leve dano de Sombra, a cada 2 segundos, a todos os jogadores, graças à sua habilidade  Angústia. Esse dano ocorrerá durante todo o encontro e não pode ser evitado.

  • Ela está cercada por uma barreira de Vazio (Void) que causa elevado dano de Sombra e joga para trás (knock back) qualquer um que encostar nela.
  • Azshara não precisa ser tankada ou atacada pelos jogadores. Ela possuí apenas uma habilidade que será castada, de tempos em tempos, durante todo o combate.
  • Quando a Inquisidora Sombria Xanesh conjurar  Tormento em Azshara, ela irá cobrir várias partes da área de combate com Sombras.
  • Momentos depois, essas zonas de Sombra irão explodir, causando elevado dano e jogando para trás (knock back) qualquer jogador que estiver sob esses locais.
  • Ela irá criar estas zonas três vezes a cada conjuração de  Tormento.

O grupo deve rapidamente identificar um espaço seguro e mover-se para esse local para não ser afetado pela habilidade.

  • Ser atingido por esta habilidade é perigoso. Não só pelo dano (que pode matar alguém que não esteja com a vida (HP) no máximo), mas também pode jogar um jogador para fora da área de combate, matando-o instantaneamente.
  • O grupo deve mover-se para as zonas seguras em conjunto para evitar esta habilidade. Isso também ajudará os DPS a manter uma distância ideal para o boss e também ajudará os healers a manter uma distância ideal do restante da raid.
  • Se você se separar do seu grupo ao esquivar desta habilidade, prepare-se para usar cooldowns defensivos, visto que os healers poderão não conseguir te ajudar.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana
Corda no sapato para correr para as zonas seguras quando Tormento for conjurado!

Inquisidora Sombria Xanesh

Golpe Abissal

Xanesh precisa ser tankada e é o inimigo que os jogadores devem derrotar durante o encontro.

  • A cada 45 segundos (aproximadamente) ela irá atingir o tank principal (aquele que tá com o maior aggro) com Golpe Abissal, dando um elevado dano de Sombra e jogando o alvo para trás (knock back).
  • Os tanks precisam se certificar que eles não são jogados para fora da área de combate e nem em direção à barreira que protege a Rainha Azshara.
  • Golpe Abissal aplica um debuff de 1 minuto, que aumenta o dano recebido de outro Golpe Abissal em 25%, por um minuto.
  • Os tanks devem trocar de aggro periodicamente de forma a manter os stacks do debuff em níveis controláveis. Geralmente, os tanks trocam de aggro após cada conjuração de Golpe Abissal .

 

Esfoladura da Alma

O boss irá, ocasionalmente, marcar diversos jogadores com Esfoladura da Alma.

  • A habilidade irá criar uma versão sombria do jogador no local que ele se encontra. Essa versão sombria é estática.
  • Após 10 segundos, a alma sombria explode, causando dano letal ao jogador a qual a alma pertence. No entanto, esse dano diminui de acordo com a distância entre o jogador e a sua alma.
  • Os jogadores que são afetados pela Esfoladura da Alma precisam se afastar das suas próprias sombras, para não morrerem imediatamente (one-shot).
  • Um jogador pode saber qual é sua sombra graças a um efeito alaranjado que fica em volta da sombra. Esse efeito só poderá ser visto pelo próprio jogador em relação à sua sombra.
  • Uma boa regra fundamental para sobreviver a esta mecânica é se mover pelo menos para fora da área com o efeito alaranjado. Isso apenas garante que o jogador não vai morrer imediatamente (one-shot), porém ainda sofrerá um dano elevado.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana
Lembra quando você era criança e tentava fugir da sua sombra? Repita isso e saia de perto da sombra da Esfoladura da Alma !

 

Ritual do Caos

A principal mecânica da Inquisidora Sombria Xanesh é Ritual do Caos.

  • A cada 1:20 (aproximadamente), ela irá canalizar Ritual do Caos por 5 segundos e irá criar 3 zonas em sua volta.
  • Se não tiver pelo menos um jogador em cada uma dessas zonas, o boss irá causar um elevado dano ao grupo inteiro. Muito provavelmente esse dano será suficiente para wipar a raid inteira.
  • O grupo deverá ter uma pessoa em cada uma dessas zonas. Esses três jogadores (ou, caso tenha mais de um jogador em cada zona, um desses jogadores) ficarão Desperto para o Caos, reduzindo o dano feito em 99% e permitindo que eles interajam de forma segura com as Orbe do Caos por 40 segundos.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana
Coloca um maluco em cada uma dessas zonas que tá tudo certo!

Nesse exato momento o boss irá conjurar dois portais, um com um grande efeito azulado/roxo e outro com um contorno avermelhado.

 

Os portais

bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana
Portal de onde surge a Orbe do Caos. Portal para onde a Orbe do Caos deve ser levada.

O grupo deve evitar todo e qualquer Colapso Sombrio!

  • A única forma de evitar o Colapso Sombrio é fazer com que a Orbe do Caos entre no portal com os efeitos avermelhados. Ao chegar a esse portal, a orbe irá desaparecer de forma segura.
  • Os jogadores Desperto para o Caos (aqueles que ficaram dentro das zonas de Ritual do Caos) podem direcionar a orbe ao se moverem até ela ou deixar que a orbe toque neles mesmos.
  • Se um jogador que não esteja Desperto para o Caos tocar na orbe, ele irá ser atingido pelo Ultraje, que causa dano e o jogará para trás (knock back).
  • Quando a Orbe do Caos toca em um jogador Desperto para o Caos, ela irá ser imediatamente redirecionada para a direção na qual o jogador estava virado.
  • Nota: Você não precisa ir correndo até à orbe como se estivesse chutando uma bola. Você pode simplesmente esperar que a orbe toque em você, para que esta mude de direção.
  • Os três jogadores Desperto para o Caos devem redirecionar a orbe entre eles, tocando ela até que ela chegue ao portal correto.

 

Estratégias

Isso pode ser realizado de várias formas. Abaixo você encontrará uma dessas estratégias – a que nós consideramos a mais fácil, após inúmeros testes nos Reinos de Teste (PTR).

  • Deixe um jogador posicionado para “tocar” a bola mal ela saia do portal. A orbe deverá ser conduzida pelas laterais da área de combate, visto que Azshara se encontra no meio da sala.
  • Um segundo jogador será responsável por “tocar” a bola em direção ao portal correto.
  • O terceiro e último jogador deverá ficar ao lado do portal “final”. Ele irá apenas dar os últimos ajustes para se certificar que a Orbe entre no portal.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana
Japão e Coreia do Sul, 2002 – Brasil Pentacampeão Mundial. Foi mais ou menos assim, só repetir que é sucesso!

 

Mecânica solo

Algumas classes são capazes de fazer este trabalho sozinhas, porém não existem muitos benefícios em utilizar essa estratégia.

  • Os outros dois jogadores Desperto para o Caos continuarão dando 99% menos de dano. Por isso, a menos que esses jogadores sejam healers, o melhor é ajudar nas orbes.
  • Essa estratégia é centralizada em um jogador e ele não pode cometer erros. Se você fizer parte de um time de 3 pessoas, um poderá cobrir o erro do outro. Caso um jogador esteja sozinho e cometa um pequeno erro, a chance de causar um Colapso Sombrio é grande.

Independentemente da estratégia que for utilizada, assim que a orbe desaparecer, o efeito Desperto para o Caos também desaparece.

  • Os jogadores que estavam Desperto para o Caos irão receber um debuff chamado Tocado pelo Caos. Este debuff dura 3 minutos, causa uma leve quantidade de dano de Sombra a cada segundo e previne que esses jogadores sejam afetados pelo buff Desperto para o Caos novamente.
  • Isso irá fazer com que a raid tenha diversos grupos de 3 pessoas para rotacionar nesta mecânica. O debuff Tocado pelo Caos só irá expirar após outros dois Ritual do Caos terem sido ocasionados.
  • Antes de começar o encontro, é recomendável que você defina quem serão esses grupos de três pessoas. Além disso certifique-se quando qual grupo irá ficar Desperto para o Caos

Modo Heroico

Existem duas mecânicas fulcrais neste encontro no Modo Heroico. Essas mudanças tornam a mecânica do  Ritual do Caos mais difícil de ser executada da forma correta.

 Evocar Obelisco Ritualístico

Logo após o encontro começar, a Inquisidora Sombria Xanesh irá evocar diversos Obeliscos Ritualísticos ao redor do espaço do encontro.

  • Estes obeliscos possuem uma aura chamada  Campo Ritualístico à sua volta. Essa aura causa dano a cada 1.5 segundos e diminui em 50% a velocidade de movimento de qualquer jogador que estiver no seu raio de efeito.
  • Os jogadores devem evitar ficar próximos ao  Campo Ritualístico enquanto se movimentam pelo espaço da área do encontro.
  • Isto se torna mais notável quando os jogadores tiverem que escapar da sua sombra ( Esfoladura da Alma) ou quando precisam escapar das zonas de  Tormento.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana
Cara, nem pense em ficar no Campo Ritualístico dos Obeliscos… Só sai de perto!

 

Além disso, se uma  Orbe do Caos colide com um dos obeliscos, ela irá explodir e causar um  Colapso Sombrio.

  • O grupo de jogadores  Desperto para o Caos terão que encontrar um caminho seguro para direcionar a orbe para o portal.
  • Isto não quer dizer que você tenha que mudar a estratégia que explicamos anteriormente. No entanto você poderá ter que fazer alguns ajustes, dependendo da localização dos obeliscos.
  • O terceiro jogador poderá ser a pessoa responsável por direcionar a orbe para o portal, já que o segundo jogador poderá não ter um caminho direto para “tocar” a orbe em direção ao portal.
  • Isto requer muita comunicação, visto que a disposição dos obeliscos é diferente a cada  Ritual do Caos.
  • Assim que uma  Orbe do Caos for removida, os Obeliscos Ritualísticos irão desaparecer. Eles aparecerão novamente, em locais diferentes, após 10-20 segundos.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana
Mova a Orbe em redor dos Obeliscos Ritualísticos.

 

 Ruína Iminente

Quando um jogador  Desperto para o Caos entrar em contato com uma  Orbe do Caos, ele irá ganhar um stack de  Ruína Iminente.

  •  Ruína Iminente é um debuff de 6 segundos que não faz nada – a não ser que o jogador ganhe 5 stacks. Ao atingir 5 stacks o jogador é acometido por  Ruína e é morto instantaneamente..
  • Esta mecânica previne que um jogador toque mais de 4 vezes na  Orbe do Caos, pelo menos em um intervalo de 6 segundos entre cada toque.
  • Se você estiver utilizando a estratégia indicada, este efeito não será preocupante para você. Porém os grupos que utilizarem a estratégia de apenas um jogador “guiar” a orbe precisam ter atenção.

Modo Mítico

Esta parte do guia irá ser atualizada à medida que as Guildas forem desbravando o modo Mítico nos servidores Live.

Uma série de mudanças nas mecânicas foram adicionadas na dificuldade Mítica.

 Tocado pelo Caos

 Tocado pelo Caos, o debuff que se recebe após os jogadores perderem o buff  Desperto para o Caos, é permanente.

  • Isto impede que o grupo tenha apenas três grupos na rotação, forçando que todos fiquem envolvidos nesta mecânica, dependendo da duração do encontro.
  • Isto também aumentará a quantidade de dano que os healers terão que curar, especialmente no final do encontro, visto que mais de metade do grupo terá o debuff de dano contínuo.

 

 Ruína Iminente

 Ruína Iminente tem a duração de 12 segundos e irá matar instantaneamente o jogador se ele tocar 3 vezes na orbe, No mode Heroico eram 5 stacks.

  • Isto é para “castigar” ainda mais grupos que tentem utilizar a estratégia de um só jogador nas orbes ou que utilizem vários “toques” para completar a mecânica.
  • Fora o primeiro jogador que toca a orbe, será bem improvável que qualquer outro jogador  Desperto para o Caos possa “tocar” na orbe mais que duas vezes durante toda a duração de  Ritual do Caos.
  • Isto requer muito mais planejamento, comunicação e precisão, em comparação às demais dificuldades.

 

 Colapso Sombrio

No Modo Mítico esta habilidade causa 4.9 milhões de dano, em vez de 215 mil.

  • Sem erro, pessoal! Uma falha durante a mecânica da  Orbe do Caos e o grupo irá falecer.

 

 Evocar Obelisco Ritualístico

Na dificuldade Mítica, os Obeliscos Ritualísticos surgem de uma forma padronizada (scriptada) para cada  Ritual do Caos.

  • Ou seja: todo o primeiro  Ritual do Caos terá o mesmo padrão de obeliscos. Assim como o segundo, terceiro, e assim sucessivamente.
  • O motivo disso acontecer é que no modo Mítico existem mais obeliscos (em comparação ao modo Heroico) e eles estarão muito mais aglomerados.
  • Isto faz com que cada  Ritual do Caos tenha o seu próprio “quebra-cabeça”. Assim, o grupo de três jogadores pode estudar qual a melhor maneira de levar a orbe até ao portal.
  • Nota: Os dois portais sempre aparecem nos mesmos locais no modo Mítico. Porém a ordem deles pode variar.
    • Ex: O portal no qual a orbe surge pode aparecer 2 vezes no mesmo local mas, na terceira, ele poderá surgir no local aonde estava o portal de “destino”. Isso poderá mudar a cada  Ritual do Caos.
  • Isto faz com que os times tenham que entender o padrão dos obeliscos mas em dois sentidos diferentes, dependendo qual portal aparece em qual lugar.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana
Os Obeliscos serão um grande desafio no Modo Mítico!

Terror Despertado

Uma mecânica totalmente nova aparece no Modo Mítico: Terror Despertado.

  • Cada vez que um jogador  Desperto para o Caos toca numa  Orbe do Caos, surge um add chamado Terror Despertado naquela localização.
  • Este add é estático e é imune a habilidades de controle de movimento (crowd control) e não precisar ser tankado.
  • Ele irá spammar uma habilidade chamada  Onda de Terror. Essa habilidade, que tem um tempo de conjuração de 6 segundos, pode ser interrompida. Caso não seja interrompida, ela causa dano moderado a todos os jogadores e os amedronta (fear).
  • Quando o cast é interrompido ele não sofre do efeito chamado “lock out“*. Momentos depois de ter sido interrompido, o add irá começar a conjurar  Onda de Terror novamente.
    • *”locked out“: Muitas habilidades que interrompem o cast possuem uma propriedade que previne que o alvo volte a conjurar uma habilidade da mesma escola do feitiço interrompido. Um exemplo disso é a Rajada de Vento, dos Xamãs. A isso, chamamos tempo de lock out.
  • O grupo deve se concentrar na orbe. Porém, mal o add surja, todos os DPS devem focar em matar o add, o mais rápido possível. A sua habilidade também deverá ser interrompida sempre que for conjurada. Isso deverá ser feito por volta do último segundo de conjuração.
  • Jogadores ranged devem guardar seus interrupts para os Terror Despertados que surjam durante qualquer  Ritual do Caos. Isto se deve porque será muito improvável que os jogadores melee estejam próximos do 3º ou 4º add que surge.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the dark inquisitor xanesh inquisidora sombria human humana
Interrompa e mate todos os Terror Despertados – o mais rápido possível!

Recompensas

Vídeos

Referência

Guia traduzido do Guia Oficial do WOWHead, escrito pelo FatbossTV.

Guia Original: https://pt.wowhead.com/guides/dark-inquisitor-xanesh-nyalotha-waking-city-raid-strategy-guide

 



Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x