GUIA – Maut

Postado em

Maut é um tol’vir escravizado, habitante de Uldum. Ele foi moldado pelas energias dos Deuses Antigos e agora é uma verdadeira ameaça.

Maut possuí uma sede insaciável por magia. Essa sede foi tão grande que ele consumiu a energia de todos os seus lacaios. Atrás de si, ele deixou apenas os cadáveres deles.

Maut é o segundo ou terceiro boss de Ny’alotha, a Cidade Desperta. Caso você tenha escolhido Maut como segundo boss, você deverá defrontar o Profeta Skitra. Caso você já tenha derrotado Skitra, após derrotar Maut você ganhará acesso à próxima área de Ny’alotha.

Dicas Rápidas

O encontro com Maut possui Duas Fases, que envolvem o nível de mana do boss. Durante a Primeira Fase, os jogadores terão que superar algumas mecânicas e lidar com habilidades que têm como objetivo encher os níveis de mana de Maut. Já na Segunda Fase, o grupo deverá atacar o boss para exaurir seu nível de mana, ao mesmo tempo que absorvem esferas geradoras de mana que se deslocam pela área do encontro.

Dicas Primeira Fase:

Dicas Segunda Fase:

  • Os jogadores devem se agrupar próximo ao boss e estourar o escudo de mana de Maut antes dele terminar de conjurar  Estilhaçamento Obsidiano.
  • DPS com mais mobilidade devem absorver todas as orbes de mana que se movem em direção ao boss o mais rápido possível.
  • Após absorver uma orbe de mana, mantenha-se junto da raid para espalhar o buff  Mana Proibido para seus aliados.
  • Mate o boss antes que ele ganhe muitos stacks de  Magia Consumida!

Habilidades e Estratégias

Primeira Fase

 Sombras Debilitantes

Durante toda a Fase Um, Maut irá causar uma pequena quantidade de dano de Sombra em todos os jogadores do grupo. Isso acontece de forma passiva. O dano desta habilidade irá aumentar à medida que Maut gera mana.

  • O boss ganha mana passivamente ao longo do tempo. Além disso, ele também irá receber mana ao utilizar algumas de suas habilidades, tornando este efeito passivo mais perigoso com o passar do tempo.
  • Os healers devem ficar mais atentos nos momentos finais desta Fase, pois é aí que o grupo irá receber uma maior quantidade de dano.

 

 Devorar Magia

A cada 25 segundos (aproximadamente), vários jogadores serão marcados com o debuff   Devorar Magia.

  • A quantidade de jogadores afetados pelo debuff dependerá do tamanho total do grupo. A conta (aproximada) é de um debuff a cada 5 jogadores.
  • Após estes buffs de 6 segundos expirarem, eles causam um dano Mágico a todos os jogadores em um raio de 9 metros. Além disso, Maut irá receber mana por cada jogador atingido.

Cada debuff de  Devorar Magia também deixa uma zona de  Abismo Devorado para trás. Essa zona dá um dano crescente ao longo do tempo, além de drenar a mana dos jogadores que passarem por cima do local.

  • As zonas também tornam os jogadores ou criaturas que estejam sob o local imunes a dano mágico, imunes a cura além de silenciar. Este efeito não afeta Maut!
  • As zonas de  Abismo Devorado duram até ao final da Primeira Fase. Essas zonas detonam na transição de Fases, causando um dano considerável a qualquer jogador que esteja sob o local.
  • Jogadores que são alvos da habilidade  Devorar Magia devem manter o seu debuff longe dos outros jogadores. Porém, não convém se afastar muito do grupo, visto que os seus aliados vão precisar ter acesso às zonas de  Abismo Devorado, que são deixadas para trás pelo debuff.
  • Recomendamos que pelo menos um debuff de  Devorar Magia expire próximo do local onde os jogadores Melee se encontram, permitindo que estes possam entrar na zona sem ter que deixar o alcance melee em relação ao boss.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth maut n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the destruidor obsidiano obsidian destroyer uldum tol'vir
Saia de perto dos amiguinhos quando você for afetado por Devorar Magia – mas não vá muito longe!

 

Aniquilação Estígia

A cada 40 segundos (aproximadamente), o boss irá conjurar Aniquilação Estígia. Esta habilidade dá dano de Sombra LETAL a todos os jogadores.

  • Os jogadores devem entrar nas zonas de Abismo Devorado, criadas pelo debuff Devorar Magia antes que o cast de 5 segundos chegue ao fim. Desta forma, os jogadores ficarão imunes ao dano causado pela habilidade.
  • Assim que a conjuração de Aniquilação Estígia terminar, todos os jogadores devem sair rapidamente das zonas.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth maut n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the destruidor obsidiano obsidian destroyer uldum tol'vir
Fique dentro das zonas de Abismo Devorado para evitar vir a óbito imediatamente nas “mãos” da Aniquilação Estígia.

 

Garras Sombrias

Maut irá, ocasionalmente, atingir o tank com a habilidade Garras Sombrias, dando uma grande quantidade de dano Físico e aplicando um stack de Feridas Sombrias.

  • Feridas Sombrias é um debuff de 24 segundos que dá um pequeno dano de Sombra contínuo a cada 2 segundos. Este efeito pode stackar.
  • Tanks devem trocar o aggro do boss quando o efeito do debuff começar a decair. Normalmente isso acontece após 2 ou 3 conjurações de Garras Sombrias.

 

Manifestação Sombria

A cada 40 segundos (aproximadamente), Maut conjura Manifestação Sombria, que cria um buraco negro que “suga” os jogadores para o seu centro.

  • Após 6 segundos, o buraco negro detona, causando um elevado dano a todos os jogadores que estejam num raio de 12 metros.
  • Imediatamente após a detonação, um add irá surgir de dentro desse buraco negro.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth maut n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the destruidor obsidiano obsidian destroyer uldum tol'vir
Corra contra as forças do buraco negro sugador!

Os adds da Manifestação Sombria possuem 1 de vida (HP). Por outro lado, eles possuem uma imensa barreira de mana, que funciona como um escudo, graças à sua passiva Égide Sombria.

  • O off-tank deve manter o add pelo menos a 20 metros afastado do boss, durante todo o encontro. Caso contrário Maut irá conjurar Devorar Manifestação, matando o add instantaneamente mas recebendo mana equivalente ao que restava do add.
  • Os tanks devem, em circunstâncias normais, trocar o aggro do boss assim que o add surgir. Assim, os stacks de Garras Sombrias mantêm-se em um número sustentável em ambos os tanks.

 Oferenda Negra

Além disso tudo, o add irá castar Oferenda Negra, que dará ao boss 20% de toda a sua mana restante.

  • Este cast só poderá ser interrompido ao “levar” o add para as zonas de Abismo Devorado.
  • O off-tank deverá levar o add até à zona para interromper o cast da habilidade. Logo após a habilidade ser interrompida, o off-tank deve imediatamente mover o add para fora da zona, evitando que ele tenha invulnerabilidade a magias e habilidades.
  • Todos os DPS devem focar e matar os adds da Manifestação Sombria o mais rápido possível. Desta forma, o grupo consegue evitar ter mais de um add ao mesmo tempo no combate.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth maut n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the destruidor obsidiano obsidian destroyer uldum tol'vir
Mantenha o add da Manifestação Sombria  a pelo menos 20 metros do boss – ou vai dar ruim!

Quando Maut tiver com sua “barra” de mana cheia, ele irá se mover para o centro da área do encontro e a Fase Dois irá ter o seu inicio.

  • Todas as zonas de Abismo Devorado irão detonar. Assim sendo, os jogadores devem evitar estar sob essas zonas quando a transição de Fases ocorrer.

 

Segunda Fase

 Pele de Obsidiana

Maut ficará completamente inativo durante a Fase Dois. Ele ficará imóvel, no centro da área de combate.

  • Durante esta fase ele estará protegido pelo seu escudo de mana. Quando ele tomar dano, ele perderá sua mana, em vez de perder vida (HP). Além disso, 100% do dano recebido será refletido para o atacante.
  • A raid tem que destruir o seu escudo dentro de 1 minuto. Caso contrário ele irá conjurar  Estilhaçamento Obsidiano, que irá wipar a raid inteira (dano letal no grupo).
  • DPS que utilizam cooldowns mais “bursty” (que dão muito dano em pouco tempo) têm que ter cuidado ao utilizar essas habilidades, pois o dano será refletido contra eles.

 

 Ritual Proibido

Durante esta fase, uma orbe irá surgir a cada 10-15 segundos. Elas surgirão em um dos pilares espalhados pela sala, de forma aleatória.

  • Esta orbe irá “viajar” até Maut. Ao alcançar o seu destino, a orbe irá restaurar 15% da mana de Maut, o que poderá ditar um wipe, graças ao  Estilhaçamento Obsidiano.
  • Os jogadores poderão interceptar a orbe, causando a sua detonação antes dela atingir o seu objetivo. Porém, ao detonar, ela causa um dano moderado a toda a raid. O dano causado pela detonação da orbe aumenta de acordo com a distância que a orbe já percorreu.
  • Os jogadores que absorverem a orbe irão ganhar o debuff  Mana Proibido, que causa uma explosão após 6 segundos.
  • Esta explosão garante 150% de regeneração de mana e 50% de aumento de cura feita por 8 segundos a todos os jogadores atingidos pela explosão.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth maut n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the destruidor obsidiano obsidian destroyer uldum tol'vir
Cara, não deixa este bang encostar no boss.

Movimentação

Como as orbes podem aparecer e “viajar” em qualquer direção, vários DPS ranged e móveis (como Magos e Caçadores) devem se dirigir para interceptar as orbes.

  • Isto deve ser feito o mais rápido possível, de forma a minimizar o dano que as orbes dão quando são absorvidas.
  • Assim que as orbes forem absorvidas, os jogadores responsáveis por isso devem retornar para perto do grupo, para garantir que seus aliados recebam o debuff  Mana Proibido (principalmente os healers).
  • O grupo deve se juntar próximo ao boss, para que todos possam se beneficiar de habilidades de cura em área (AoE), já que esta fase é muito exigente para os healers.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth maut n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the destruidor obsidiano obsidian destroyer uldum tol'vir
Após absorverem uma orbe, fiquem próximos à raid para espalhar Mana Proibido para todo o grupo!

Visto que os healers irão restaurar toda a sua mana no final da Fase Dois (desde que eles recebam pelo menos um stack de Mana Proibido), eles não devem se preocupar com preservação de mana durante a Fase Um.

 

 Magia Consumida

Maut irá, aos poucos, drenar o seu escudo de mana durante a Fase Dois, garantindo um buff permanente de aumento de dano (que poderá stackar).

  • Jogadores devem tentar sair da Segunda Fase o mais rápido possível, pois quanto mais tempo os jogadores ficarem nesta fase, mais dano Maut dará no decorrer do encontro.
  • Isto age como um “pseudo-enrage“, visto que o boss causará mais e mais dano ao longo do tempo, cada vez que o grupo sair da Fase Dois.

Assim que o escudo de mana de Maut se exaurir, o encontro voltará para a Primeira Fase e continuará neste ciclo até o boss ser derrotado

Modo Heroico

Primeira Fase

 Asas Pretas

Durante a Primeira Fase, Maut irá, periodicamente, focar um DPS melee aleatório e castar  Asas Pretas.

  • Após uma breve conjuração, Maut irá soltar um largo cone de 40 metros que irá jogar os jogadores de para trás (knock back) e causar dano Físico moderado em todos que estiverem na área desse cone.
  • Já que esta habilidade só atinge o local aonde os DPS melee se encontram, estes jogadores devem, a todo custo, estar agrupados em um lado do boss, enquanto o restante do grupo está do lado oposto.
  • Isto nem sempre funciona, visto que os DPS melee precisam se mover para lidar com outras mecânicas (como por exemplo o debuff  Devorar Magia ou matar o add proveniente da Manifestação Sombria).
  • Como precaução, todos os jogadores ranged devem se posicionar de uma forma que eles não sejam tão afetados pelo knock back. Além disso eles devem ter cuidado para não serem jogados para, por exemplo, as zonas de  Abismo Devorado.

 

Segunda Fase

 Drenar Essência

Durante a Segunda Fase, Maut irá aplicar, periodicamente, alguns debuffs de  Drenar Essência em alguns jogadores aleatórios.

  • Estes debuffs dão dano contínuo ao jogador enquanto “consome” a mana desse mesmo jogador ao longo de 8 segundos.
  • Maut recebe 1% de mana a cada segundo que este debuff estiver ativo.
  • Quando o debuff é removido, ele causa dano de Sombra moderado e “suga” 10,000 (dez mil) de mana de todos os aliados que estejam num raio de 8 metros.

Quando os jogadores forem afetados por  Drenar Essência, eles devem rapidamente se dirigir para longe do grupo (que estará stackado). Desta forma os jogadores poderão ter o debuff removido com segurança, sem prejudicar o restante da raid.

Isto significa que o grupo se mantém saudável, porém é muito provável que Maut receba uma boa quantidade de mana.

  • Alternativamente, os healers podem querer retirar (dispelar) instantaneamente estes debuffs. Isto causará uma boa quantidade de dano a toda a raid, mas irá minimizar o dano necessário para exaurir o escudo de Maut dentro do tempo necessário.
  • Esta é uma estratégia (call) definida pelos healers, pois eles só devem dispelar instantaneamente se eles se sentirem preparados para isso.
  • A “queima de mana” (mana burn) que ocorre quando os debuffs são retirados (dispelados) não garantem mana para Maut. Esse efeito apenas retira mana dos jogadores, algo que poderá ser contornado graças aos efeitos de restauração de mana do buff  Mana Proibido.
bfa battle for azeroth 8.3 visions of nzoth maut n'zoth the black empire imperio negro guia raid raide ny'alotha a cidade desperta waking city the destruidor obsidiano obsidian destroyer uldum tol'vir
Vá pra longe dos amiguinhos quando você for alvo de  Drenar Essência!

Modo Mítico

Esta parte do guia irá ser atualizada à medida que as Guildas forem desbravando o modo Mítico nos servidores Live.

 Maldição Antiga

A cada minuto (aproximadamente) da Fase Um, Maut irá aplicar um debuff chamado  Maldição Antiga em todos os jogadores.
Essa maldição dura 24 segundos e reduz a sua velocidade de movimento dos jogadores por 15%.

  • Quando a maldição é removida antes de expirar, toda a raid recebe um pouco de dano Físico.
  • Caso a maldição expire naturalmente (após os 24 segundos), o jogador morre instantaneamente.

 

Estratégia 1

 Maldição Antiga irá ser removida imediatamente se for dispelada por um Druida, Mago, Xamã ou se um jogador entrar numa zona de  Abismo Devorado.

  • O grupo deverá remover os seus debuffs de uma maneira intercalada ao longo de, aproximadamente, 20 segundos.
  • Se todos os jogadores removerem os seus debuffs ao mesmo tempo, é muito provável que o dano causado pela remoção cause um wipe.
  • Nós recomendamos que 4 jogadores, no máximo, removam seus debuffs ao mesmo tempo. Desta forma, o grupo irá se prevenir de um dano súbito muito elevado.
  • Tanks não devem remover seus debuffs desta forma. Eles devem ser dispelados por um outro jogador, de forma a manter o posicionamento correto do boss/adds.

 

Estratégia 2

De forma alternativa, os jogadores poderão ser dispelados por outros jogadores.

  • A raid tem 24 segundos para dispelar 20 pessoas. Em teoria, 5 jogadores removendo a maldição de forma perfeita conseguiriam dispelar 4 jogadores cada, negando desta forma a mecânica.
  • Na realidade, é provável que cada “removedor de maldições” só consiga ajudar 3 colegas antes do buff expirar.
  • Desta forma, para esta estratégia funcionar, o grupo deverá ser composto de pelo menos 7 classes que possam remover maldições.
  • Nós recomendamos que cada “removedor de maldições” seja responsável por ajudar 3 pessoas. Desta forma não existirá confusão e todo o grupo estará a salvo cada vez que esta mecânica acontecer.
  • Lembrete: as classes que podem remover maldições são Druida, Mago e Xamã.
  • Os benefícios desta estratégia são:
    • Os jogadores não precisam entrar nas zonas de  Abismo Devorado, reduzindo a movimentação.
    • Desta forma, o grupo terá mais tempo para se dedicar ao que interessa.
  • Já os contras desta estratégia são:
    • Requer muita organização e responsabilidades individuais.
    • A composição do grupo será muito “estranha”, pois irá se basear em apenas três classes.

Ainda é incerto quais das duas estratégias é a melhor e qual será usada pelas guildas de progressão Mítica.

Recompensas

Vídeos

Referência

Guia traduzido do Guia Oficial do WOWHead, escrito pelo FatbossTV.

Guia Original: https://pt.wowhead.com/guides/maut-nyalotha-waking-city-raid-strategy-guide



Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x