GUIA – Profeta Skitra

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O Profeta Skitra é um exímio manipulador da realidade. Sua capacidade de criar ilusões para aterrorizar suas vítimas é a sua melhor arma.

Skitra é um Aqir, uma das raças mais antigas de Azeroth. Ao manipular a realidade e criar ilusões, Skitra consegue aterrorizar a mente de suas vítimas até ao ponto em que estas completamente loucas.

O Profeta Skitra é o segundo ou terceiro boss de Ny’alotha, a Cidade Desperta. Caso você tenha escolhido O Profeta Skitra como segundo boss, você deverá defrontar o Maut. Caso você já tenha derrotado Maut, após derrotar O Profeta Skitra você ganhará acesso à próxima área de Ny’alotha.

Dicas Rápidas

O encontro com o Profeta Skitra possui Duas Fases. Durante a Primeira Fase, os jogadores terão que lidar com mecânicas simples, porém perigosas. Já na Segunda Fase a raid entrará em um modo “detetive”, no qual terão que “falar” entre si até descobrirem quais das múltiplas ilusões é, na realidade, o verdeiro Skitra.

Dicas Primeira Fase:

  • Os jogadores devem se agrupar de um dos lados do boss e deixar que os debuffs de  Despedaçar Psiquê expirem do outro lado.
  • Mantenham-se longe dos adds de  Despedaçar Psiquê quando eles conjurarem  Estouro Psíquico. Mate-os o mais rápido possível após o término do cast.
  • Tanks devem trocar o aggro do boss quando o seu debuff de  Choque Sombrio expirar (normalmente por volta de 4-6 stacks).
  • Tente entrar na Fase Dois sem nenhum add de  Despedaçar Psiquê vivo.
  • Utilize habilidades de controle de movimento (crowd control) nas Imagem da Absolvição e fique longe do alcance das suas auras ( Imagens Jorrantes). Você pode matar esses adds 30 segundo após eles aparecerem (apenas no Modo Heroico).

Dicas Segunda Fase:

  • Fale com jogadores com diferentes tipos de debuffs para identificar qual ilusão de Skitra é comum entre vocês.
  • Derrote esta ilusão de Skitra o mais rápido possível, de forma a reduzir o número de stacks de  Ritual das Trevas que você recebe.
  • Os jogadores devem se agrupar próximos ao add que deverá ser derrotado, para que os healers consigam curar de forma satisfatória todo o dano que será emanado de  Seta Ilusória.
  • Certifique-se que você derrota a ilusão correta. Caso contrário a raid inteira receberá um elevado dano, graças ao  Tremor Mental.

Habilidades e Estratégias

Primeira Fase

 Choque Sombrio

Em vez de atingir os tanks com ataques corporais (melee), o boss ataca-os com  Choque Sombrio a cada poucos segundos.

  • Esta habilidade causa dano de Sombra e aumenta o dano de Sombra recebido em 15% por 5 segundos ao tank e a mais dois jogadores aleatórios.
  • Tanks devem trocar o aggro do boss cada vez que o debuff estiver caindo. Isso acontece, normalmente, por volta de 4 a 6 stacks.
  • Os healers precisam ficar atentos que outros dois jogadores também irão receber uma quantidade considerável de dano durante esta Fase. Isso requer curas pontuais.

 

 Despedaçar Psiquê

A cada 30 segundos, o boss irá aplicar o debuff  Despedaçar Psiquê em até dois jogadores.

  • Após os 5 segundos do debuff expirarem, um add irá surgir no local aonde o jogador afetado por  Despedaçar Psiquê se encontrava.
  • Estes adds irão, inicialmente, conjurar  Estouro Psíquico. Após a conjuração completar (5 segundos de cast), um elevado dano de Sombra atingirá a raid inteira. O dano é menor de acordo com a distância que os jogadores estão do add.
  • Após o  Estouro Psíquico, os adds irão canalizar a habilidade  Reverberações Psíquicas até eles serem derrotados. Essa habilidade causa um dano de Sombra moderado a cada 1.5 segundos.

 

Melhor estratégia

Para lidar com esta mecânica de forma simples e eficaz, a raid deverá se agrupar em um dos lados do boss.

  • Jogadores afetados pelo debuff  Despedaçar Psiquê deverão se mover para o lado oposto do grupo, aproximadamente a 20 metros de distância.
  • Assim que os adds surgirem, todos os jogadores devem voltar para o grupo. Desta forma o dano recebido pela conjuração  Estouro Psíquico será menor.
  • Os DPS devem imediatamente focar os adds e derrotá-lo o mais rápido possível. No entanto, os DPS Melee devem esperar que o cast de  Estouro Psíquico termine.
  • Quanto mais rápido o add morrer, melhor. Não só para ajudar os healers mas também para garantir que apenas um add esteja vivo de cada vez.
  • Se o boss não estiver a uma distância de dano dispersado (cleave), os tanks devem movê-lo – desta forma o dano contra o boss continuará, mesmo a raid estando focada nos adds.
  • Este confronto deverá acontecer no centro da área de combate deste encontro, de forma a deixar o grupo preparado para os acontecimentos da Fase Dois.
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Galera fica junta de um lado do boss, enquanto os adds são “abandonados” do outro!

Quando o boss chegar a 80% de vida (HP), a Fase Dois irá começar.

  • O ideal é ir para a Fase Dois sem nenhum add de  Despedaçar Psiquê. Isso tudo porque a presença desse add poderá tornar a estadia do grupo na Fase Dois muito longa.

 

Segunda Fase

 Projeção Ilusória

Ao entrar na Fase Dois, Skitra irá castar  Projeção Ilusória.

  • Isto atribui a metade do grupo o debuff vermelho chamado  Mente Anuviada. Já a outra metade da raid irá receber o debuff azul, chamado  Mente Doentia.
  • A metade vermelha irá visualizar 5 ilusões do Profeta Skitra, nos limites da área de combate.
  • A metade azul irá ver outras 5 ilusões do Profeta Skitra, também nos limites da área de combate – em diferentes locais, em relação ao que os jogadores com o debuff vermelho vêem.
  • Apenas uma ilusão será comum entre os jogadores com o debuff vermelho e azul (aquela ilusão que ocupa o mesmo local). Essa é a ilusão que deverá ser derrotada para terminar a Fase.

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas nesta Fase para identificar qual é a ilusão correta. Porém existe uma que parece ser a mais fácil de ser executada.

  • O Líder da Raid (Raid Leader – doravante designado por RL) deverá colocar marcadores de zona (zone markers) nas proximidades de cada ilusão que ele consegue ver.
  • Seguidamente ele deverá perguntar a um jogador com um debuff diferente do seu, se ele vê alguma ilusão próxima a um dos marcadores colocados.
  • Desde que o RL tenha perguntado para alguém com um debuff diferente do seu, a ilusão mais próxima de um dos marcadores é a ilusão que deverá ser derrotada.
  • Assim que essa ilusão for derrotada e a Fase Dois terminar, o RL deverá retirar todos os marcadores da área de combate, de forma a se preparar para a próxima Fase Dois.

 

Ilustrações

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Estas são as ilusões vistas pelos jogadores
com o debuff   Mente Anuviada.
Estas são as ilusões vistas pelos jogadores
com o debuff  Mente Doentia.

 

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A ilusão com contornos branca é a ilusão que é comum a ambos os debuffs. Essa é que você terá que derrotar!

Durante a Fase, a raid irá receber dano das ilusões, graças ao spam de  Seta Ilusória.

  • A habilidade “apenas” causa dano de Sombra moderado a jogadores aleatórios.
  • O grupo deve permanecer junto durante esta Fase, de forma a que os healers consigam utilizar habilidades de cura em área (AoE).
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É tudo igual, mas só tem um verdadeiro… Então certifique-se que o add que você tá batendo é o correto!

 

Ritual das Trevas

Além disso, os jogadores irão receber um debuff de 5 segundos chamado Ritual das Trevas.

  • Ele aumenta o dano de Sombra recebido em 2% e é permanente.
  • Isto encoraja a raid a sair da Fase Dois o mais rápido possível, pois ter vários stacks de Ritual das Trevas pode significar uma morte rápida para os jogadores no final do encontro.

 

 Tremor Mental

Matar a ilusão incorreta irá causar  Tremor Mental, uma habilidade que causa um alto dano de Sombra a todo o grupo.

  • Muito provavelmente significará um wipe. Não só porque o grupo recebe uma grande dano, mas também porque se perdeu muito tempo nesta fase e, consequentemente, o grupo terá vários stacks de  Ritual das Trevas.

 


Notas Estratégicas

A mecânica de  Projeção Ilusória tem algumas propriedades que você deverá saber antes de partir para a luta – principalmente se você quiser praticar estratégias novas!

1) O debuff que você recebe ao entrar na Fase Dois é aleatório.

  • O único padrão existente é que os tanks recebem sempre debuffs diferentes. O boss também tenta “dividir” os healers em relação aos debuffs recebidos.
    • Exemplo: Se existem 5 healers, 3 irão ter o “debuff vermelho” e os outros 2 irão ter o “debuff azul”.
  • Isto faz com que os tanks sejam ótimos candidatos para dizer qual é a ilusão que deve ser derrotada, pois eles possuirão debuffs diferentes e poderão, entre si, dizer qual é a ilusão comum entre eles.

2) Marcadores de Alvo (Target Markers) não são compartilhados por debuffs diferentes.

  • Por exemplo: Jogadores do “lado vermelho” podem marcar as suas 5 ilusões que os jogadores do “lado azul” não conseguirão ver os marcadores nas ilusões.
  • Isto é proposital para que não seja possível identificar a ilusão correta através de uma weakaura ou addon.
    • Marcadores de Alvo são aqueles marcadores que ficam por cima de um NPC/Jogador específico. O que os jogadores devem utilizar são os Maradores de Zona, aqueles que criam um feixe de cor na área de combate, que não fica atrelado a um NPC específico e sim a uma área.

3) Debuffs aplicados na ilusão correta irão aparecer para ambos os grupos.

  • Isto permite que um jogador do “lado vermelho”, com uma habilidade instantânea (ex: Fogo Lunar), marque todas as ilusões que ele consegue ver rapidamente.
  • Os jogadores do “lado” oposto (azul) poderão olhar para as suas ilusões e ver qual delas possuí o debuff castado pelo jogador do outro grupo.
  • Isto requer alguma restrição do outro grupo, para que não existam vários debuffs ao mesmo tempo nas ilusões, tornando o trabalho de encontrar a ilusão correta mais díficil.

4) Não existe um “macete”, uma weakaura confiável ou addon que identifique prontamente a ilusão correta. Pelo menos nenhuma esteja disponível ainda.

  • Existem pessoas trabalhando numa weakaura/addon que permita facilitar esta mecânica. Inclusive talvez até já exista.
  • Caso um addon consiga “contornar” esta mecânica a 100%, nós iremos atualizar esta parte do guia com essa informação.

 

Assim que a ilusão correta d’O Profeta Skitra for derrotada, o boss irá reaparecer no local aonde a ilusão correta foi derrotada e a Fase Um irá recomeçar.

  • Sempre que o boss perder 20% da sua vida (HP) na Fase Um, ele entrará na Fase Dois. Isso irá se repetir até a sua vida chegar a 0.
  • Healers devem garantir que seus cooldowns de cura e defensivos estejam disponíveis durante todas as Fases Dois. Isso deve-se à grande quantidade de dano que o grupo recebe, graças aos stacks de  Ritual das Trevas, que se acumulam durante todo o encontro.

Modo Heroico

Imagem da Absolvição

Durante a Primeira Fase o boss irá castar, ocasionalmente, Imagem da Absolvição.

  • Isso faz com que uma “parede” de adds chamados Imagem de Absolvição surjam. Essa “parede” de adds irá percorrer a área de combate de uma ponta a outra.
  • Os adds possuem 1 de vida (HP), porém são imunes a qualquer dano por 30 segundos, graças à sua passiva.
  • Cada add possuí uma área de  Imagens Jorrantes à sua volta, que causa elevado dano de Sombra por segundo a cada jogador que estiver sob o local.

Assim que os adds aparecerem, eles irão “caminhar” de uma ponta a outra da área combate, dando dano a todos os jogadores que passarem por perto.

  • Estes adds devem ser controlados via habilidades de Controle de Movimento (Crowd Control). Isso irá prevenir que eles se movam, enquanto o grupo espera que sua passiva expire e eles percam a imunidade ao dano.
  • Após os 30 segundos se passarem, os adds poderão ser mortos facilmente.
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Controle os movimentos desses bacaninhas, fique longe das áreas de Imagem da Absolvição e espere sua passiva expirar!

 

Lidando com as “paredes”

Como o grupo irá estar agrupado em um dos lados do boss e, nesta Primeira Fase, o boss não precisa ser movido, a quantidade de adds que terão que ser controlados é bem reduzida.

  • Um simples Embaraço em Massa (Mass Entangling Roots) centralizado no add correto poderá facilmente contornar esta mecânica. Assim que as raízes se esvaírem, os adds poderão ser mortos.
  • Os outros adds podem ser “esquecidos”, visto que eles irão percorrer uma área que não será próxima à área na qual o grupo se encontra.
  • Qualquer forma de controle de movimento (crowd control) que possam atingir Elementais (Elementals) ou Aberrações (Aberrations) funcionarão.
  • Boas habilidades para derrotar várias Imagens “simultaneamente” são Halo (Sacerdote) ou Barragem (Caçador).

A raid poderá ainda ter Imagens ativas durante a Fase Dois.

  • Estes adds deverão ser controlados (CC) e posteriormente mortos se eles estiverem no caminho da  Projeção Ilusória.

Modo Mítico

Esta parte do guia irá ser atualizada à medida que as Guildas forem desbravando o modo Mítico nos servidores Live.

No começo do encontro, os jogadores irão receber os debuffs  Mente Doentia ou  Mente Anuviada.

  • Um add chamado Psiquê Despedaçada irá surgir. Apenas jogadores afetados pela  Mente Doentia poderão ver, atacar ou interagir com esse add.
  • O mesmo acontece com os jogadores afetados pelo debuff  Mente Anuviada. Um add irá surgir e este só poderá ser visto, atacado ou interagido por jogadores com este debuff.
  • Os adds irão dar dano a todos os jogadores com suas habilidades  Estouro Psíquico Reverberações Psíquicas.
  • A mecânica é similar em relação ás outras dificuldades. Os jogadores só devem ter atenção para eles não sofrerem muito dano quando (ou até mesmo tomarem one-shot) da explosão do add ao morrer.
  • Trocar o foco para o add deverá ser priorizado, pois existirão menos jogadores para um só alvo.

 

Lidando com as “Paredes”

As paredes da Imagem da Absolvição também são randomicamente atribuídas a jogadores com os diferentes tipos de debuff ( Mente Doentia ou  Mente Anuviada).

  • Estas imagens, assim como os adds Psiquê Despedaçada, só podem ser vistos, atacados ou interagidos pelos jogadores com o mesmo debuff.
  • Isto irá fazer com que os jogadores continuem se comunicando, de forma a saber quais os locais estão cada uma dessas unidades. Isso será fulcral especialmente na parte de movimentação da Fase Dois, visto que metade do grupo poderá ver apenas uma parte dos adds, enquanto a outra metade irá ver a outra parte.
  • Todos os jogadores que podem ver as imagens deverão fazer de tudo para controlar a movimentação da “parede”, pois não será possível garantir que exista, por exemplo, um Druida capaz de interagir com os adds e utilizar Embaraço em Massa (Mass Entangling Roots).

No começo de cada Fase Dois, todo o grupo receberá novos debuffs de  Mente Doentia ou  Mente Anuviada.

  • Você poderá receber o mesmo debuff diversas vezes seguidas.
  • Tenha atenção nas classes que receberão quais debuffs, de forma a utilizar as melhores habilidades possíveis para o controle de movimento da “parede”.

Recompensas

Vídeos

Referência

Guia traduzido do Guia Oficial do WOWHead, escrito pelo FatbossTV.

Guia Original: https://pt.wowhead.com/guides/prophet-skitra-nyalotha-waking-city-raid-strategy-guide

 



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