Guia – Rei Rastakhan

Este guia é uma Tradução/Adaptação aos guias de FatbossTV e do WoWHead. Você pode acessar os guias originais no final da publicação. Não esqueça de contribuir com o BarraDois para manter essa qualidade!

Rei Rastakhan é um encontro demorado de 4 fases, com diversas mecânicas com adds e habilidades que precisam ser evitadas. Bwosamdi também participa da luta e possuí suas próprias mecânicas, além de se próprio reino. Este encontro é o ultimo da história da aliança e o 6 boss da Raide.


Encontros da Raide – Guias

São 9 encontros na Raid, onde você enfrenta as forças da facção rival e tem a oportunidade de jogar contra a própria facção para conhecer a História. Conheça os nossos guias:


DICAS RÁPIDAS

Tanks

  • Garanta que a raide esteja curada durante cada   Salto Meteórico.
  • Defina um healer para se manter com o tank de Bwonsamdi curado durante a fase 2.
  • Jogadores afetados por   Afago da Morte são imunes a cura. Cure rapidamente quando o debuff acabar,
  • Se prepare para usar cds de cura durante a fase 3 para combater o Estouro Definhantes ativado pela perda dos stacks dos jogadores com deatlhy.
  • Rastakhan vai ficar bem mais forte nas ultimas fases, então esteja preparado para TORRAR seus CDs. E tenha mana.

ESTRATÉGIA

Fase 1

A luta começa com o Rei Rastakhan e seus dois Guarda-costas (Três no heroico). Esta fase irá acabar quando todos os Guarda-Costas forem derrotados.

Rei Rastakhan

 Vincular Almas

Rastakhan começa o encontro usando   Vincular Almas. Isso faz com que todo dano tomado por Rastakhan seja transferido para seus Guarda-Costas.

  • Jogadores não devem focar em Rastakhan nessa fase, escolhendo dar apenas danos de cleave ou dots para causar dano adicional nos guarda-costas

 Detonação Calcinante

Rastakhan vai frequentemente canalizar   Detonação Calcinante no tank. Isso causa um dano de fogo moderado a cada segundo ao longo de 5 segundos

  • O tank vai explodir no final da canalização, causando um grande dano de fogo em toda a raide.
  • Quando mais distante o tank estiver de Rastakhan, menor é o dano da explosão na raide.
  • O tank que estiver no alvo desta habilidade deve correr imediatamente longe do boss, para reduzir o dano que a raide levará.
  • O outro tank talvez queira tauntar Rastakhan para evitar que ele saia da posição.

 Praga de Sapos

Rastakhan vai virar em direção a um jogador aleatório e mandar 3 sapos em linha reta formando uma área cônica.

  • Qualquer jogador acertado por um sapo vai faze-lo explodir causando um dano e deixando um dot de 12 segundo para todos num raio de 5 jardas.
  • Os jogadores precisam identificar rapidamente a direção dos sapos para sair da habilidade
  • Um jogador com imunidade pode dar soak nos sapos assim que eles saírem do boss.
  • Isso pode ser útil se os sapos forem em direção a uma área com movimentação intensa, como quando a raide estaca para o  Salto Meteórico.

Os Guarda-Costas

Quebra-cerco Roka

Quebra-cerco Rokaé o mais perigoso dos dois guardas por conta de sua habilidade  Salto Meteórico.

  • Ela marca um jogador 5 segundos antes de saltar até ele, causando um dano letal dividido por todos os jogadores em um raio de 8 jardas.
  • Todos os jogadores devem estar juntos próximos ao boss e aos adds para ajudar a dividir o dano dessa habilidade, permitindo que DPS melee e tanks mantenham suas posições.
  • A raide deve manter cuidado para não ficar stackada durante a   Praga de Sapos, para que todos não seja acertados por ela.

Imediatamente apos o   Salto Meteórico, Quebra-cerco Roka vai usar   Salto Esmagadorno tank.

  • Isso causa um alto dano no tank e aplica o debuff   Esmagado, aumentando o dano recebido pelo salto em 500% nos próximos 40 segundos.
  • Os tanks precisam alternar quem tanka o Quebra-cerco Roka para garantir que o tank afetado pelo debuff   Esmagado não receba um segundo   Salto Esmagador.
  • Também é possível que jogadores não tanks tomem esta habilidade, pegando o agro antes de o   Salto Meteórico terminar e usando algum CD defensivo para sobreviver.

Prelado Za’lan

Prelado vai usar frequentemente o selo,

Prelado Za’lan will frequently cast  Selo da Purificação, fazendo com que um feixe se forme perto de um jogador.

  • O feixe vai seguir um jogador por 6 segundos, causando um dano moderado a cada segundo a todos que encostar.
  • O jogador fixado precisa fujir dos jogadores próximos, evitando o dano extra na raide.

Como o Quebra-cerco Roka  é mais perigosos dos dois guardas, nos recomendamos que a raide comece focando nele e causando dano cleave no Prelado Za’lan e no Rei.

Quando todos os guardas forem derrotados, a fase dois começa.

 


Fase 2

No começo da faze 2, toda a raide vai ser paralisada por 12 segundos. Este stun é inevitável e não pode ser removido

  • Neste momento, Bwonsamdi vai aparecer no trono do Rei e fazer um RP com ele.
  • Bwonsamdi  vai se tornar um inimigo ativo. Quando o stun terminar, a fase dois começa.

Exemplo de posicionamento na fase 2

Rei Rastakhan

Rei Rastakhan continua usando a   Detonação Calcinante e a   Praga de Sapos e ganha mais duas habilidades.

 Peste do Fogo

Rei Rastakhan vai aplicar um debuff de   Peste do Fogo em três jogadores aleatório. Tem preferência para jogadores ranged ao invés dos melees.

  • Este debuff causa um dano moderado de fogo quando aplicado. Após expirar, vai tentar pular para todos os jogadores num raio de 7 jardas.
  • Este processo se repete enquanto houver jogadores para o debuff pular.

Todos os jogadores ranged devem manter uma distância de mais de 7 jardas dos outros para reduzir a chance da   Peste do Fogose espalhar.

  • Qualquer jogador melee que receber o debuff deve se espalhar rapidamente e se manter afastado até que a peste tenha sido removida.
  • Enquanto os jogadores se espalharem rapidamente, este debuff não tem chance de pular par aoutros e a mecânica não é perigosa.ous.

 Totem de Poeira de Zumbi

Rei Rastakhan vai trazer um totem perto. Este   Totem de Poeira de Zumbi irá controlar um ou dois jogadores até ser destruído.

  • Os jogadores controlados não se tornam hostis aos aliados e não podem ser atacados.
  • O controle vai mover os jogadores afetados e atacar, usando habilidades aleatórias deles. Isso inclui CDs.
  • Todos os DPS devem trocar de alvo para o   Totem de Poeira de Zumbi e o destruir.
  • Jogadores sobe o efeito podem ser afetados pelas outras habilidades do boss, como a   Praga de Sapos.
  • Se a   Praga de Sapos mirar em um jogador controlado, outro jogador com imunidade deve interromper o caminho do sapo até lá.

Bwonsamdi

Bwonsamdi precisa ser tankado e não recebe nenhum tipo de dano por conta de sua passiva   Vivo-morto.

  • Agro ainda é gerado no Bwonsamdi como acontece normalmente, mesmo que o dano não seja feito.
  • Todos os DPS devem focar o dano no Rei Rastakhan nesta fase, ignorando Bwonsamdi .

 Aura da Morte

Bwonsamdi  possuí uma aura que aplica Broxada Mortal a cada 3 segundos para todos os jogadores num raio de 30 jardas dele.

  • Broxada Mortal causa uma quantidade de dano de sombras baixo a cada 3 segundos, porém pode ser mortal em stacks altos.
  • Broxada Mortal vai expirar eventualmente se um jogador sair do raio da   Aura da Morte.
  • O tank deve posicionar Bwonsamdi em um dos cantos, leste ou oeste, enquanto o resto da raide luta com o rei no meio.
  • Isto previne que qualquer jogador fora o tank receba esta aura.
  • Um único healer deve ficar focado neste tank, porém, mantendo a distância de 30 jardas sempre que possível para evitar a Broxada.

Eventualmente, o tank vai precisar baixar seus stacks. Isto pode ser feito quando o rei parar de se mover durante a   Detonação Calcinante. Nesta hora é feita a troca de taunts.

  • Com a troca de target feita nesse momento, garante-se que o dano causado pela detonação seja baixo e ainda reseta os stacks dos tanks.

 Afago da Morte

Bwonsamdi  vai usar   Afago da Morte no tank, causando um dano moderado de sombras e deixando um debuff de 5 segundos que absorve qualquer cura.

  • O tank precisa estar com a vida cheia antes do fim do cast, já que ele precisa sobreviver por 5 segundos sem nenhuma cura.
  • O tank também pode fugir de Bwonsamdi durante o cast. Isso força Bwonsamdi a seguir ele um pouco, reduzindo o dano domado durante os 5 segundos.
  • Se isso for feito, o tank não pode esquecer da distância que a   Aura da Morte precisa ter da raide.

 Porta da Morte

Bwonsamdi  vai aplicar ocasionalmente o debuff   Porta da Morte em um jogador não tank.

  • Este debuff causa um tick de dano por 8 segundos. Quando expirar uma   Fenda da Morte se forma na posição do jogador.
  • A   Fenda da Morte é usada para contra-atacar a mecânica durante a fase 3, permitindo que jogadores no reino da morte consigam resetar seus stacks de Broxada Mortal.
  • Jogadores com este debuff devem fazer com que expirem nos cantos do espaço do encontro, permitindo aos jornadeares no reino dos vivos durante a fase 3 evitar facilmente dos projeteis da   Ceifa Medonha.
  • Ao final, uma   Fenda da Morte deve ser colocada perto de Bwonsamdi durante a fase 2, já que vai ser mais fácil os jogadores ranged estarem ali perto na fase 3.

Quando o Rei atingir 60% de vida, Bwonsamdi vai começar a usar   Dom de Bwonsamdi, aplicando um buff no rei que lhe dá 2% de aumento de dano permanente a cada 15 segundos.

  • Quando terminar, Bwonsamdi vai puxar metade da raide mais próxima para ele e a fase 3 começa.

Fase 3

Reino da Morte

Metade da raide vai ser puxada com Bwonsamdi para o Reino da Morte.
  • Enquanto estão no reino da morte, jogadores não podem interagir com aqueles que permanecerem no reino dos vivos.
  • A raide pode escolher quem vai entrar no reino, simplesmente posicionando a galera perto do Bwonsamdi .
  • A seleção de jogadores deve consistir em metade dos healers e DPS. Nenhum tank deve entrar no reino dos mortos.
  • O Tank que estiver com Bwonsamdi no final da fase precisa correr dele e o máximo possível assim que o   Dom de Bwonsamdi começar a ser usado.

Jogadores no reino dos mortos enfrentarão Bwonsamdi , que agora é suscetível ao dano.

  • Esta fase vai terminar quando Bwonsamdi chegar em 50% de vida.

Bwonsamdi mantem sua   Aura da Morte da morte, porém agora é aplicado a todos os jogadores no reino da morte, em vez de manter o raio.

  • As   Fenda da Morte que apareceram na fase 2 podem ser vistas no reino dos mortos.
  • Ao encostar nelas, você vai remover todos os stacks da broxada mortal e causar um pequeno dano em todos os jogadores de ambos os reinos por conta da   Estouro Definhante.
  • Os jogadores no reino dos mortos devem escalonar a remoção de stacks na   Fenda da Morte, evitando causar muito dano do   Estouro Definhante e sobrecarregando os healers. E não removendo vai fazer com os stacks sejam impossíveis de lidar.
  • Nos recomendamos que um jogador fique responsável por coordenar a remoção destes stacks, chamando-os para remover a dada 2 ou 3 segundos. É preciso manter a quantidade de stacks menor que 20, para não sobrecarregar os healers pelo   Estouro Definhante.

Bwonsamdi não precisa ser tankado no reino dos mortos. Ele vai ficar parado no meio do encontro e usar   Afago da Morte nos jogadores aleatoriamente.

  • Durante esta fase, afago causa menor dano inicial e faz o jogador ficar imune durante 3 segundos.
  • Helaers devem garantir que todos estejam sempre com a vida cheia.

 Fim Inevitável

Bwonsamdi também vai usar   Fim Inevitável. Isso cria uma zona de 5 jardas em volta dele que mata qualquer jogador que entrar.

  • Neste momento, ele puxa os jogadores para sua posição.
  • Todos precisam correr da puxada e evitar chegar nessa área.
  • Os melees devem sempre atacar no máximo de distância de Bwonsamdi possível para não serem puxados logo e morrerem no inicio do cast.

 Ceifa Medonha

 Ceifa Medonha irá criar caminhos em formato espiral nos dois cantos da sala.

  • Entrar em contato com o caminho da   Ceifa Medonha vai causar um alto dano de sombras a cada segundo.
  • Jogadores precisam desviar dos caminho para manter o dano da raide baixo.

Qualquer caminho de   Ceifa Medonha que encostar na   Fenda da Morte vai mudar para o reino dos vivos

  • Os jogadores no reino dos vivos precisam estar preparados para evitar os caminhos também.
  • É mais fácil de desviar estando longe das   Fenda da Morte, já que elas vão ser colocadas nos cantos do encontro.

Reino dos Vivos

Jogadores deixados no reino dos vivos irão continuar lkidando com o Rei.

Dois adds irão aparecer no começo da fase, os dois precisam ser tankados

  • Eles tem uma passiva chamada   Implacabilidade Imorredoura, que o tornam imunes a CC 60 segundos após entrarem em combate.
  • Esta mecânica entrou recentemente nos testes e ainda não está claro como isso vai funcionar depois dos 60 segundos

Este add vai usar Batida Necrótica no tank, causando um dano alto de sombras e aplicando um debuff de 8 segundos que reduz a cura em 50% dos jogadores que estejam aproximadamente a 10 jardas da área da batida.

  • O tank do Fantasma da Raiva deve se mover 10 jardas dos outros jogadores permitindo que apenas ele receba este debuff.
  • Depois da batida, os tanks devem trocar de taunt para manter o dano do debuff baixo.
  • Era possível evitar todas as batidas durante os testes no PTR quando usado um tank com muita mobilidade.
  • Se isso se manter possível, nos recomendamos o uso de um tank assim, como um monge ou guerreiro, que poderiam fugir todas as vezes da batida necrótica.

Fantasma da Retaliação

Este add vai usar   Projétil da Tumba, causando um dano moderado de sombras no tank

  • Este cast é interrompível e faze-lo ajuda o tank a posicionar o add melhor.

A habilidade principal do Fantasma da Retaliação é o   Selo de Bwonsamdi.

  • Ela marca diversas zonas e joga raios nelas. Se uma zona não tiver um jogador nela quando o raio atingir o solo, a   Ira de Bwonsamdi vai ser ativa, causando um alto dano de sombras em toda a raide.
  • Cada zona precisa ter um jogador nela para evitar que a   Ira de Bwonsamdi ative. Os jogadores na zona vão receber um grande dano de sombras, mas a raide não.
  • Os jogadores que forem dar o soak precisam estar com a vida completa para garantir a sobrevivência do dano.

DPS no Reinos dos Vivos devem focar matar os dois fantasmas primeiros. Estes adds devem permanecer juntos a maior parte do tempo para melhorar o cleave entre eles e o Rei.

  • Se for possível realizar CC nos fantasmas após os 60 segundos, a raide no reino dos vivos deve fazer até que os jogadores no reino dos mortos retornem.

Quando Bwonsamdi atingir 50% de vida no reino dos mortos, todos os jogadores retornam ao reino dos vivos e a fase 4 começa.

  • Os fantasmas devem morrer o mais breve possível para que a raide foque nas mecânicas do rei.

Fase 4

Rei Rastakhan mantem seus buffs do   Dom de Bwonsamdi e isso continua a stackar.

Estas habilidades devem ser lidadas da mesma maneira que a fase 2.

O Rei também vai usar   Morte que Tudo Toca, criando uma   Fenda da Morte em volta dele.

  • Esta mecânica não estava presente nos testes de PTR, então não sabemos como vai ser.
  • Esta habilidade vai acontecer no final da batalha e fazer com que Rastakhan se torne uma   Fenda da Morte móvel, permitindo que as zonas de   Ceifa Medonha surjam perto dele.

A Raide deve derrotar o Rei antes que o   Dom de Bwonsamdi torne impossível sobreviver.

  • O Hero/BL devem ser usados junto dos CDs de DPS neste momento, e os CDS de cura guardados para os estágios finais do encontro, para cobrir o grande dano vindo da   Detonação Calcinante.

DIFICULDADE HEROICA

Caçador de Cabeças Gal’wana

Jogadores enfrentarão um guarda adicional no começo da luta: Caçador de Cabeças Gal’wana

  • Este add vai usar frequentemente o   Machado Atroz em um jogador aleatório, causando um burst de dano físico e aplicando um dot de dano físico permanente.
  • O dot é removido quando a vida do jogador for curado acima de 90%. Healers devem remover rapidamente.
  • Caçador de Cabeças Gal’wana possui a menor prioridade dos guardas e não deve ser focado em relação aos outros.

 Totem Maior da Serpente

O Rei ganha uma mecânica adicional na fase 1:   Totem Maior da Serpente.

  • Este totem vai frequentemente virar para um jogador próximo e canalizar um   Sopro de Serpente, causando um grande dano inicial e aplicando um dot de fogo de 5 segundos.
  • Jogadores precisam focar o dano neste totem e o matar, enquanto desviam do   Sopro de Serpente frontal.

 Praga de Sapos

 Praga de Sapos vai deixar um caminho de poças de  Visgo do Sapo Venenoso para cada vez que pular.

  • Esta poça causa um dano de natureza moderado e diminui a velocidade de movimento em 30% em quem encostar nela.
  • Estas poças são a coisa mais irritante da luta. A raide só pode desviar dela até desaparecer.

 Peste do Fogo

A   Peste do Fogo vai espalhar a cada 1.5 segundos ao invés de 2.

  • Isto dá aos jogadores um tempo de reação menor a habilidade.
  • Jogadores Ranged devem garantir estarem a 7 jardas de distância antes da habilidade vir,

Um add novo vai aparecer no reino dos vivos no começo da fase 3: o Fantasma do Abate.

  • Durante o  Projétil da Tumba, este add vai usar  Ruína Concentrada em um jogador aleatório.
  •  Ruína Concentrada causa um dano de sombras moderado a cada segundo por 5 segundos e pode ser interrompido por um jogador durante o cast.
  • Jogadores mirados por esta habilidade devem interromper o mair rápido possível. Quem não tiver um imterrupt vai precisar de uma ajuda do healer.

Este add, como os outros, precisa estar junto dos demais e morrer no cleave.


DIFICULDADE MÍTICA

 Selo da Purificação

Prelado Za’lan Selo da Purificação agora deixa um caminho de fogo que segue o alvo..

  • O jogador precisa garantir que não vai kitar o raio em direção a raide e não deixe o espaço limitado para os outros jogadores.

 Rajada de Machados Atroz

Caçador de Cabeças Gal’wana  vai usar  Rajada de Machados Atroz, jogando três  Machado Atrozs em sucessão.

  • Healers simplesmente precisam curar os três debuffs ao invés de um.

 Peste do Fogo

 Peste do Fogo vai tentar espalhar a cada 1.3 segundos.

 Aura da Morte

Bwonsamdi‘s  Aura da Morte tem o range de 45 jardas.

  • Isso faz com que o healer deste tank também ganhe stacks.
  • Os healers também vão precisar fazer rotação para manter o stack da Broxada no minimo.

Mudanças nos Adds Fantasmas

Todos os três adds fantasmas da fase 3 possuem a passiva   Espírito Potencializado, fazendo com que eles criem uma   Fenda da Morte e entrem no reino dos mortos quando morrer.

  • Estes adds precisam ser mortos em uma posição boa para o surgimento da   Fenda da Morte.
  • Eles também não devem ser mortos enquanto houverem jogadores no Reino da Morte, senão vai rolar um cabaré no grupo que não tem tank para defender.

RECOMPENSAS

A parte boa da coisa!

Normal começa com Item level 385, Heroico 400 e Mítico 415.Os seguintes itens dropam desse boss:

Armadura:

Azerita:

Armas

  • Adaga de Agilidade: item
  • Cajado de Intelecto: item

Berloque:

 


VÍDEO


REFERÊNCIAS

 


 



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