Guia – Zaqul

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Za’qul, o Arauto do final dos tempos, dilacera os últimos vestígios de sanidade de um mundo caótico, assentando as fundações para o novo mestre de Azeroth.

Este guia é uma Tradução/Adaptação aos guias de FatbossTV e do WoWHead. Você pode acessar os guias originais no final da publicação. Não esqueça de contribuir com o BarraDois para manter essa qualidade!

Za’qul, o Arauto de Ny’alotha é o sétimo e penúltimo boss da Raid Palácio Eterno de Azshara. O encontro se divide em 4 fases distintas, nas quais os jogadores serão arrastados para diversos reinos e terão que lidar com várias habilidades perigosas. Este boss necessita de bastante estudo para que a progressão seja possível.

Tabela de Conteúdo

Dicas Rápidas

Todas as fases

  • Não entre nas zonas de Dark Beyond que estão nos limites da sala.
  • Tanks: Se mantenham a 12 metros entre si de forma a manter os níveis de reflexão de Mind Tether o mínimo possível.
  • Todos devem se esquivar dos tentáculos do Crushing Grasp, que jogam os jogadores para longe.
  • Usem dispell no debuff Dread de forma controlada para evitar que a raid wipe.

Fase Um: 100 – 85% – Reino Normal

Fase Dois: 85-70% – Fear Realm

Fase Três: 70-50% – Delirium Realm

  • Mantenha os DPS dentro da zona do Descenso do Delírio para entrar no Delirium Realm.
  • Dentro desse reino, ataquem o boss com tudo, mas evitem aggrar os adds.
  • Se você morrer no Delirium Realm, você irá se juntar novamente aos seus aliados.
  • Dispelem o atordoo (stun) da Shattered Psyche o mais rápido possível.

Fase Quatro: 50-0% – Todos os Reinos

Estratégias e Habilidades

Fase Um: 100% – 85%

Dark Beyond

Logo após o encontro com Za’qul começar, um grande círculo de caos (permanente) irá aparecer ao entorno do espaço de batalha.
  • Esse círculo (Dark Beyond) irá dar dano elevado por segundo a quem ficar dentro dessa área.
  • Várias mecânicas irão jogar o jogador para trás ou forçar os jogadores a irem para a área da Dark Beyond se eles não se posicionarem de forma correta, o que poderá causar a morte.

Mind Tether

O boss irá casta Mind Tether no tank no começo do encontro.
  • Isso irá “amarrar” o tank a um jogador próximo, refletindo 50% de dano que um recebe para o outro.
  • Se os dois jogadores estiverem a mais de 12 metros um do outro, o dano refletido será aumentado.
  • No começo (pull) o tank deverá se assegurar que o outro tank (off-tank) é o jogador mais próximo dele, evitando que um jogador não-tank (non-tank) seja “amarrado” a si.

Crushing Grasp

O boss irá abrir um portal ao lado do local do encontro e momentos depois um grande tentáculo irá adentrar na sala numa linha reta.
  • Qualquer jogador atingido pelo tentáculo irá receber uma grande quantidade de dano de sombra e será jogado para longe (knock back).
  • Todos precisam identificar rapidamente o local aonde o tentáculo irá aparecer e sair do seu caminho, caso contrário os jogadores serão jogados para a região de Dark Beyond.
  • Como esta habilidade passa sempre pelo centro da sala, a raid e o boss devem ser posicionados nos entornos da área de combate, de forma a evitar uma grande movimentação de todos os jogadores.
Um grande tentáculo (Crushing Grasp) irá spawnar desse portal!
Se o boss castar essa habilidade no tank e não estiver ninguém no mesmo reino que o tank, ele irá ser atordoado (stunned) por 10 segundos graças à habilidade Snapped.
  • Isto apenas ocorre no começo de cada fase. Os tanks precisam se certificar que ficam os dois no mesmo reino quando Mind Tether for castado.

Dread

O boss irá castar Dread ocasionalmente, causando debuffs a diversos jogadores DPS aleatórios.
  • Este debuff (Dread) dá um pequeno dano contínuo aos seus alvos durante 10 segundos, enquanto ele corre amedrontado (feared).
  • Quando o debuff é retirado (via dispell), ou quando expira, ele dá um grande dano de burst a toda a raid.
A raid irá querer dar dispell nestes debuffs o mais rápido possível, mas não tão rápido ao ponto da raid tomar one-shot por causa do dano de expiração do debuff.
  • Recomendamos que pelo menos dois jogadores sejam alvos de dispell imediatamente. O resto dos jogadores poderão ser alvos de dispell de forma controlada e calculada, dando tempo para os healers curarem a raid inteira entre cada detonação.
  • Esta é a principal fonte de dano durante o encontro. A raid deverá ter pelo menos um cooldown de cura para cada set de debuffs de Dread.
  • Enquanto os jogadores estão correndo graças ao amedrontar (fear), eles poderão ir até à zona de Dark Beyond. Estes jogadores deverão ser alvos de dispell antes deles atingirem o local ou deverão ser puxados para um local seguro por um Sacerdote (Salto da Fé).

Portal of Madness

Um pouco adiante na fase, o boss irá conjurar três zonas de Portal of Madness.
  • Estas zonas irão causar a aparição de Horrific Summoner após um breve momento, e também irão causar dano e amedrontar (fear) jogadores que estejam próximos – por isso se afaste desses portais!
  • Os Horrific Summoners não atacarão diretamente a raid e não precisam ser tankados. Em vez disso eles irão castar Dark Tear.
  • Este cast longo abre um portal que irá spawnar uma série de adds chamados de Horrific Visions. Estes adds não têm habilidades na dificuldade normal e irão apenas dar um pequeno dano com seus ataques melee.
  • Se o cast de 120 segundos (1 minuto e meio) for completado, irá acionar uma Void Eruption, que dará um elevado dano a toda a raid e muito provavelmente levará a um wipe.
Evita ficar perto das zonas afetadas pelo Portal of Madness!
DPS deverão focar em matar os Horrific Summoners o mais rápido possível, com os jogadores de longo alcance (ranged) focando naqueles que estão mais afastados do grupo.
  • As Horrific Visions não deverão ser focadas. Em vez disso, os tanks deverão tentar aggrar todos (com habilidades ranged e redirecionamentos (misdirect)) para que eles possam ser alvos de cleave próximos ao boss.
  • Todos os três adds devem ser derrotados em 120 segundos de forma a evitar um wipe.
Quando atingir 85% de vida, o boss irá entrar na Fase Dois.

Fase Dois: 85% – 70%

O boss irá imediatamente arrastar todos os jogadores para o Fear Realm. O boss irá continuar castando Mind Tether, Crushing Grasp and Dread durante a Fase Dois, e todos as três habilidades devem ser lidadas da mesma forma que foram descritas anteriormente.
  • Enquanto estiver no Fear Realm, o boss irá castar duas habilidades adicionais e raid irá receber stacks de Hysteria a cada 15 segundos.
  • Hysteria dá uma pequena quantidade de dano contínuo a cada segundo durante a sua duração de 25 segundos. Esta habilidade irá stackar enquanto os jogadores estiverem no Fear Realm.
  • Os healers deverão manter a raid sempre com a vida no máximo durante toda a fase, talvez utilizando um cooldown de cura (healing cooldown) quando a raid estiver com stacks muitos elevados.

Maddening Eruption

Za’qul irá castar, de forma frequente, Maddening Eruption, que irá spawnar uma zona roxa na área de combate, na maior parte das vezes, longe do boss.
  • Esta zona irá explodir após uns 20 segundos (aproximadamente), dando dano considerável a toda a raid, excepto se Za’qul estiver posicionamento em cima dela – o que, dessa forma, irá dar dano apenas aos jogadores que estiverem junto da zona.
  • Os tanks devem encontrar a zona rapidamente e levar Za’qul até ela de forma a evitar o dano para a raid.
  • Se Za’qul for colocado no local de forma correta, ele irá receber o debuff Punctured Darkness, que aumenta o dano que ele recebe em 30% por 20 segundos.
Posicione o boss dentro da zona de Maddening Eruption.

Manifest Nightmares

O debuff Manifest Nightmares será aplicado a dois jogadores aleatórios. Geralmente, o debuff atinge os jogadores mais afastados do boss.
  • Este debuff de 6 segundos irá dar dano a cada 2 segundos ao jogador e a todos os jogadores que estejam 7 metros a seu redor.
  • Cada pulso irá dar lugar a uma Nightmare Pool no chão, que dá um elevado dano contínuo a quem estiver em cima dela.
  • Jogadores afetados pelo Manifest Nightmares deverão se manter longe dos seus aliados e deverão continuar correndo para evitar pisar nas poças de Nightmare Pool que ficam no chão.
  • De forma geral, estas poças devem ser posicionadas próximas do centro da sala, deixando espaços livres para que os jogadores possam se movimentar.
  • Isto deve-se ao fato dos jogadores preferirem utilizar o entorno da área de combate para evitar o Crushing Grasp e para posicionarem o boss corretamente durante a Maddening Eruption.
Se afaste dos aliados quando estiver sob o efeito dos Manifest Nightmares!
Quando o boss atingir 70% de vida, a Fase Três irá começar.

Fase Três: 70% – 50%

Descenso do Delírio

Ao contrário da transição da Fase Um para a Fase Dois, os jogadores não serão arrastados de forma imediata para o próximo reino.
  • Todos os jogadores irão se manter dentro do Fear Realm e as mecânicas da Fase Dois irão continuar ocorrendo. Estas habilidades serão lidadas da mesma forma que foram durante a Fase Um.
  • Nesta fase, o boss irá castar, ocasionalmente, Delirium’s Descent. Isso irá criar 3 zonas, posicionadas na direção que o boss estiver virado. Desta forma, vire o boss de costas para a Dark Beyond quando ele estiver prestes para castar Delirium’s Descent.
  • As zonas irão explodir após o cast de 8 segundos, cada uma delas dando um dano de sombra considerável a toda a raid.
  • Se os jogadores ficarem dentro dessa zona ela não irá explodir. Em vez disso, ela irá transferir esses jogadores para o Delirium Realm no final do cast. Cada zona irá transferir apenas um jogador.
  • Três jogadores entram no Delirium Realm cada vez que esta habilidade é conjurada.
Cada zona deve ter pelo menos um jogador em cima!
Enquanto estiverem no Delirium Realm, os jogadores poderão interagir com o boss, quaisquer adds e com os outros jogadores que estiverem dentro do mesmo reino. Eles não poderão ver ou interagir com outros jogadores que estiverem em outro reino.
  • Dentro deste reino, jogadores são “hostis aos seus aliados” e irão ganhar stacks de Hysteria a cada 6 segundos, diferente dos 15 segundos do Fear Realm.
  • Este aumento na aplicação do debuff irá fazer com que os jogadores morram rapidamente, visto que eles não irão receber cura de quem está de fora do reino.
  • Quando um jogador morre dentro do Delirium Realm, ele retornará para o Fear Realm com 50% da sua vida e com um atordoamento (stun) de 6 segundos chamado Shattered Psyche, que pode ser alvo de dispell.
  • Se um jogador é forçado até ao Fear Realm por morrer, ele deverá ser alvo de dispell imediatamente e ser curado até o máximo da vida o mais rápido possível.
Os DPS da raid deverão ser os que vão até ao Delirium Realm cada vez que o Descenso do Delírio é castado, já que os jogadores dentro desse reino recebem um buff que aumenta em praticamente 80% a sua aceleração (haste).
  • Se a raid quiser extrair o máximo desta fase, os jogadores que tiverem mais cooldows disponíveis durante este período deverão ir para o Delirium Realm, para aproveitar o aumento de 80% de aceleração.
  • Os jogadores dentro do reino deverão evitar atacar a si mesmos, custe o que custar, pois isso irá diminuir o tempo ativo de cada um deles dentro desta fase e, consequentemente, o dano que eles poderiam dar.
  • Os DPS que estiverem dentro do reino deverão evitar atacar os adds Horrific Visions até que eles atinjam o boss, pois, caso contrário, eles irão aggrar os adds e irão tomar dano deles.
Jogadores dentro do Delirium Realm irão ter que lidar com algumas habilidades que o boss irá castar.
  • Crushing Grasps aparecerá em todos os reinos, por isso, os jogadores terão que evitá-lo.
  • As Nightmare Pool criadas pelo debuff dos Pesadelos Manifestos poderão dar dano a jogadores de todos os reinos, mesmo que ás vezes você não as veja.
  • Os jogadores devem se manter nas bordas da área de combate durante a sua estadia no Delirium Realm, de forma a deixarem o meio livre, pois é lá que devem se concentrar a maior parte das Nightmare Pools do Fear Realm.
  • Dread poderá ser aplicado a jogadores neste reino. Isto irá significar em morte em 99% dos casos, pois o jogador não poderá ser alvo de dispell ou ser curado após a explosão. (Isto poderá ser um bug)
  • Nota: Durante os testes, esta transição ocorreu por volta dos 60% de vida, mas foi recentemente listado para 50% no Guia do Aventureiro.

Fase Quatro: 50% – 0%

Reality Portal

A First Arcanist Thalyssra vai aparecer e irá imediatamente arrastar todos os jogadores de volta ao “Reino Normal”.
  • Ela irá abrir um portal perto dela mesma, que irá permitir que os jogadores voltem para o “Reino Normal” a qualquer momento durante esta fase, ao utilizarem um botão de ação extra quando estiverem perto dela.
  • Os jogadores devem ter noção de onde Thalyssra está, pois ela não irá se mexer durante a luta. Isto significa que qualquer habilidade que crie zonas nocivas no chão podem impedir que jogadores deixem os reinos de forma segura – o que pode significar em wipe.
Utilize o Reality Portal para levar você de volta ao “Reino Normal”!

Manic Dread

O boss irá continuar tendo acesso as habilidades Mind Tether e Crushing Graspabilities, mas a habilidade  Dread foi modificada e agora é transformada em Manic Dread.
  • Ela funciona de forma similar a Dread até ela ser alvo de dispell.
  • Além de dar dano a toda a raid, o jogador afetado irá deixar uma marca no lugar onde estiver quando a habilidade for removida.
  • Momentos depois, todos os jogadores naquela zona irão tomar um dano elevado de sombra e uma poça de Caustic Delirium irá surgir.
  • Jogadores deverão se afastar dessas localizações de forma a evitar mais dano, que pode facilmente matar qualquer um deles quando combinado com o dano de remoção de Manic Dread.
Se afaste das zonas de explosão de Manic Dread!
As poças de Caustic Delirium dão um dano contínuo que vai aumentando com o tempo a todos os que estiverem sob o local.
  • Após estar em cima da zona por 5 segundos, o jogador irá ser transferido para o Delirium Realm. Isso irá remover a zona/poça.
  • Os healers deverão curar todos os jogadores que estiverem em cima das poças de Caustic Delirium, para que eles entrem no reino com o máximo de vida possível, aumentando assim a sua estadia no local.
  • Os DPS devem entrar no Delirium Realm um pouco antes do boss atingir 100% de energia, para que eles possam beneficiar dos 80% de aumento de aceleração e dar dano para destruir o escudo Dark Pulse do boss.
As poças de Caustic Delirium irão enviar você para o Delirium Realm se ficar em cima delas.

Dark Pulse

Quando atingir 100% de energia, o boss irá conjurar um escudo para si mesmo, que irá absorver 5% do seu total de vida.
  • Imediatamente após ele castar Dark Pulse, um cast de 18 segundos de duração irá dar um elevado dano de sombra a toda a raid, em todos os reinos.
  • Os jogadores só poderão interromper o cast dessa habilidade ao destruir o escudo, que irá atordoar (stun) o boss por 1.5 segundos, graças à Mind Fracture.
  • Jogadores sempre terão acesso ao Delirium Realm por cada cast de Dark Pulse. Isto deverá ser usado para assegurar que a raid consiga derrubar o escudo e interromper o cast da habilidade.
  • Assim que esta habilidade é conjurada, todos os DPS deverão focar seu dano no escudo, ignorando quaisquer outras tarefas e mecânicas.

Dark Passage

Logo após cada cast de Dark Pulse, o boss irá castar Dark Passage, sumonando três adds chamados Horrific Summoner.
  • Conforme os adds vão aparecendo, as zonas ao redor deles irão explodir, dando dano e amedrontando todos os jogadores que estiverem no local por 6 segundos.
  • À semelhança da Fase Um, estes adds irão castar Portal do Medo, que irá sumonar uma série de adds chamados Horrific Vision.
  • Se a conjuração chegar ao final, uma Void Eruption irá acontecer, dando elevado dano a todos os jogadores em todos os reinos.
  • Diferentemente da Fase Um, estes adds apenas poderão ser alvos de jogadores que estejam dentro do Fear Realm graças à passiva Shroud of Fear.
Se mantenha na zona do Portal do Medo para entrar no Fear Realm!
Os jogadores poderão entrar no Fear Realm se ficarem no Portal do Medo e utilizarem um Botão de Ação Extra (Extra Action Button).
  • Os jogadores deverão esperar pelo Dark Pulse ser destruído antes de entrar no Fear Realm para matar os adds.
  • Assim que os três invocadores forem mortos, os jogadores deverão sair do Fear Realm, entrando no portal próximo a First Arcanist Thalyssra.
  • Atualmente é incerto quantos jogadores devem entrar no Fear Realm para matar os invocadores.
  • Recomendamos enviar 1 ou 2 healers e a maioria dos seus DPS para limpar a reino o mais rápido possível antes de sair, minimizando assim o tempo que eles ficam no reino e, consequentemente, o número de stacks de Hysteria recebidos.
Enquanto estiverem dentro deste reino, os jogadores irão ter que lidar com as mecânicas da Fase Dois: : Maddening Eruption e Manifest Nightmares.
  • Assim que os jogadores deixarem o reino, as habilidades não poderão ser mais conjuradas pelo boss.
  • Qualquer jogador sofrendo de Manifest Nightmares deverá manter as Nightmare Pool que surgem na área central da área de combate.
  • As zonas de Maddening Eruption só poderão ser visualizadas pelos jogadores dentro do Fear Realm, o que significa que os tanks apenas poderão ver essas zonas se estiverem nesse reino.
  • Os jogadores que estiverem dentro do Fear Realm devem comunicar a localização das zonas de Maddening Eruption, ou os tanks também podem entrar no Fear Realm de forma a que eles vejam o posicionamento das zonas por si mesmos.
Estratégia “geral” para a Fase Quatro: Como esta fase possuí diversas interações entre os diversos reinos, aqui está um simples resumo do que a raid deve fazer no decorrer desta fase.
  1. Dispelle o debuff Manic Dread.
  2. Envie os DPS com cooldowns disponíveis para o Delirium Realm antes que o boss atinja 100% de energia.
  3. Rompa o escudo Dark Pulse do boss.
  4. Entre no Fear Realm e derrote os 3 invocadores.
  5. Repita.
Este ciclo continuará até que a raid consiga derrotar o boss antes de qualquer Horrific Summoner apareça e complete o seu cast de Portal do Medo.
  • Os jogadores poderão utilizar o Delirium Realm durante este tempo para aumentar o dano geral contra o boss.

Modo Heroico

Gathering Nightmare

Os adds Horrific Visions que forem surgindo durante o encontro irão aparecer com 30 stacks de Gathering Nightmare.
Mate as Horrific Vision antes que se transformem!

Tentacle Slam

Jogadores dentro do Delirium Realm terão que lidar contra a mecânica do Tentacle Slam.
  • Um tentáculo irá aparecer e bater no solo, dando um elevado dano de sombra e atordoando (stunning) todos os jogadores durante 2 segundos.
  • Jogadores dentro do Delirium Realm precisam ser perspicazes de forma a não serem removidos do reino rapidamente por causa do tentáculo.

Modo Mítico

Crushing Grasp

Em vez de apenas um tentáculo spawnar a cada cast de Crushing Grasp, três irão aparecer.
  • Todos os três tentáculos irão surgir próximos uns dos outros. Assim, quando os jogadores descobrirem onde está um tentáculo, saberão que os outros estarão próximos.
Três tentáculos de Crushing Grasp aparecerão no modo Mítico!

First Arcanist Thalyssra

Após puxar todos os jogadores de volta para o “Reino Normal” no começo da Fase Quatro, a First Arcanist Thalyssra irá “sucumbir à loucura de Za’qul” irá “ser vítima dos sussurros dos Deuses Antigos”.
  • Ainda não se sabe o que muda no tocante à raid… mas coisas boa não é certamente.

Psychotic Split

Em vez de castar Dark Pulse, o boss irá castar Psychotic Split, uma longa conjuração canalizada (channeled cast) que irá dar dano letal a toda a raid após concluída.

Echo of Fear

O Echo of Fear dentro do Fear Realm irá castar Dread Scream.
  • Este cast (que pode ser interrompido) aplica debuffs a jogadores aleatórios que irá dar dano contínuo. Quando o debuff expirar, ele irá explodir e irá dar um elevado dano a todos os jogadores.
  • Esta habilidade tem que ser interrompida todas as vezes para manter o nível de dano sob controle.

Echo of Delirium

O Echo of Delirium dentro do Delirium Realm irá castar Void Slam.
  • Este é um ataque em forma de cone, frontal, que dá um elevado dano e joga todos os jogadores atingidos para longe.
  • Os jogadores terão que se manter próximos ao add para rotacionarem de forma mais fácil e evitar este ataque.

Esta secção do guia, assim como outras, irá ser atualizada assim que o boss for sendo derrotado nos servidores live.

Recompensas

As recompensas no modo normal começam com Item level 415, Heroico no 430 e Mítico no 445.
Armaduras:

Azerita:

Armas:

Capa:

Berloque:

Outros:

Vídeos

Nem tem, sóri.

Referência

Este guia é uma tradução/adaptação do guia do FatBoss para o WoWHead.

 



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