Ranks e Sistema de PvP no Clássico

Postado em

Assim como outras coisas, o sistema de PvP foi se transformando desde os tempos do Vanilla. Mas você sabe como vai funcionar o PvP no Clássico?

O Sistema de PvP no Vanilla era algo bem único e é, provavelmente, uma das coisas mais nostálgicas da época. No Clássico, os jogadores poderão (re)vivenciar esse sistema. Mas o que tem de tão diferente entre o sistema de PvP do Vanilla e o do Retail? Vamos começar pelo básico.

Como já vimos em artigos anteriores, o Clássico vai ser lançado em Fases apesar dele ser baseado no patch 1.12. A própria Blizzard, por intermédio de dois Blue Posts distintos, confirmou como serão essas Fases. Nós vamos resumir esses dois posts na tabela abaixo, mas você pode ler o Blue Post sobre o PvP clicando aqui.

Fases do WOW Clássico

Fase PvE PvP
Fase 1 (Lançamento) Núcleo Derretido e Covil de Onyxia PvP em Mundo aberto, mas sem recompensas
Fase 2 Gládio Cruel, Azuregos e Kazzak Sistema de Honra e Recompensas de Rank PvP
Fase 3 Covil Asa Negra, Feira de Negraluna e Baralhos/Cartas de Negraluna Vale Alterac e Ravina Brado Guerreiro
Fase 4 Zul’Gurub e Dragões Esmeralda Bacia Arathi
Fase 5 Ahn’Qiraj (Evento e Raides)
Fase 6 Naxxramas e Invasão do Flagelo Objetivos de World PvP em Silithus e Terras Pestilentas Orientais

Tendo esta informação disponível nós podemos entender que, logo no lançamento, não haverá nada de impactante no tocante ao PvP no Clássico. A primeira grande novidade será na Fase 2, na qual será lançado o Sistema de Honra e Ranks. E é nisso que vamos focar no post de hoje!

 

O PvP do Clássico

Sem Campos de Batalha até à Fase 3 e sem Arenas (que só foram adicionadas ao jogo no The Burning Crusade) o PvP será totalmente feito em Mundo Aberto. Tendo isso em vista, o PvP no começo será mais por “brincadeira” – apesar do jogo contabilizar os seus Abates Honrosos (Honorable Kills).

Com o lançamento do Sistema de Honra e Ranks na Fase 2, as coisas ficarão mais “sérias”. Na Fase 2 o jogador irá ter acesso aos Contribution Points (Pontos de Contribuição, numa tradução livre), que são o equivalente à Honra, nos dias de hoje. Esses pontos são calculados de diferentes maneiras e eles que são o indicador para decidir qual Rank você tem dentro da sua facção.

 

Abates Honrosos

Os Pontos de Contribuição serão baseados na sua prestação dentro de Campos de Batalha (Fase 3) ou nos seus Abates Honrosos. Existem algumas regras nos Abates Honrosos que podem fazer com que você receba mais ou menos Pontos de Contribuição. Um pouco confuso? Sem problemas, nós vamos explicar para vocês como funciona.

Como funcionam os Abates Honrosos

Os Abates Honrosos têm algumas regras. A grande e principal regra é que matar jogadores 10 níveis abaixo de você não te dará qualquer Honra. O conselho é deixar a galera upar e aí sim vocês brigam de igual para igual. Por outro lado, quanto mais nível você tiver, mais Honra você ganha. Exemplo:

Dois jogadores no nível 60 digladiando irão receber mais Honra do que jogadores de nível 50.

Além dessa questão de quanto maior o nível mais pontos você ganha, o mesmo acontece com os ranks: quanto maior o rank do jogador que você matou, mais pontos você ganha. Caso a morte seja feita por um grupo de jogadores, os pontos serão divididos por todos. Além disso, aqueles que participaram ativamente da morte do alvo recebem um porcentual a mais, dependendo da sua participação nessa morte.

Matar o mesmo alvo consecutivamente irá reduzir o número de pontos que você ganha por 25%. Após matar o mesmo jogador pela quinta vez não te dará pontos. Ademais, caso você esteja em um grupo e tenha morrido antes do seu inimigo, você não irá receber pontos por isso.

Este Sistema demonstra ser bastante justo, pois ele irá recompensar o seu esforço em matar alguém com uma experiência e nível semelhantes ao seu. Desta forma, ficar matando jogadores recém chegados ao nível 60 ou com uma diferença de níveis considerável, não irá ser proveitoso.

wow warcraft pvp classic classico vanilla alliance horde horda aliança ally orc human battleground arena campo de batalha warsong gulch ravina brado guerreiro arathi basin bacia alterac valley lave
Menu PvP do Vanilla/Clássico (WOWHead)

Pontos de Contribuição Semanal

Após falarmos dos Abates Honrosos, agora é hora de falar dos Pontos de Contribuição. De uma maneira mais abrangente, esses Pontos de Contribuição serão contabilizados no reset semanal do servidor/reino. E é a partir desse número que você receberá o seu Rank de PvP. Esses Pontos de Contribuição foram os primórdios do Sistema de Honra, que foi introduzido no jogo na expansão The Burning Crusade.

Mas vamos nos estender um pouco mais para entender como isso funciona na prática.

O jogo vai ter em consideração duas coisas para calcular os seus Pontos de Contribuição Semanais. Essas duas coisas são:

  • A média de Pontos de Contribuição de semanas anteriores.
  • A sua posição atual (de Pontos de Contribuição), comparada com os restantes jogadores do seu servidor.

Além desse cálculo um outro fator irá determinar o resultado final: os seus Abates Honrosos. Quanto mais Abates Honrosos você tiver, melhor. Para isso, siga as dicas que vamos deixar no final deste artigo!

Esse Ranking é atualizado semanalmente. Você poderá apenas subir de Ranking a cada reset semanal, quando o cálculo acima referido é realizado. Porém, você poderá descer no Ranking entre cada reset. Isso poderá acontecer graças a uma coisa chamada Dishonorable Kills.

Dishonorable Kills

Além de todos estes detalhes, no Clássico você irá se deparar com o sistema de Dishonorable Kills, que é o completo oposto dos Abates Honrosos. As Dishonorable Kills (sem tradução oficial – para já) são os Abates a alvos que não dão honra. Esses alvos são os “civis” que estão em cidades, como vendedores ou NPCs que dão missões, principalmente em zonas de níveis mais baixos. Isto foi implementado para dissuadir os jogadores de prejudicar o jogo daqueles com níveis mais baixos, impedindo assim o chamado griefing.

Você deve ter muito cuidado com as Dishonorable Kills, pois isso poderá influenciar negativamente o seu personagem. Mas por quê isso pode acontecer?

Porque um Abate Honroso (Honorable Kill) irá contribuir para o seu rank positivamente. Porém isso é inconstante pois, como vimos, tudo depende do alvo que você abateu. Já uma Dishonorable Kill acarreta uma série de efeitos indesejados e, independentemente do alvo que for abatido, se ele “não for honrado”, você sairá perdendo – e muito!

 

Ranks de PvP

Existem 14 ranks de PvP para cada facção. Para você atingir cada um del3s você precisa de atingir um número mínimo de Pontos de Contribuição/Honra. Relembrando que esse cálculo e uma possível subida de rank só acontece uma vez por semana, aquando do reset semanal do servidor/reino.

“Mas porque é que é interessante subir de Ranking?”

Além de você receber “títulos” por subir de nível você poderá desbloquear itens e recompensas por cada nível que você atinge. Essas recompensas são, na sua esmagadora maioria, itens de PvP, porém você terá acesso a outras coisas que poderá usar fora de um cenário PvP, como montarias.

Abaixo você poderá encontrar uma tabela feita pela nossa amiga Neryssa que ilustra muito bem os ranks, o mínimo de Pontos que você precisa ter para cada rank, bem como as recompensas que cada rank desbloqueia.

Tabelas de Ranks PvP

Rank Pontos Aliança Horda Recompensa
1 Pelo menos 25 Abates Honrosos Recruta Batedor  Tabardo do Recruta/Tabardo do Batedor
2 2000 Pontos Cabo Bruto Berloques de PvP (Insignia of the Alliance/Insignia of the Horde)
3 5000 Pontos Terceiro Sargento Terceiro Sargento Capas Raras (Sergeant’s Cape/Sergeant’s Cloak) e 10% de desconto em reparos e itens nos vendedores da facção
4 10000 Pontos Segundo Sargento Segundo Sargento Colares Raros (Master Sergeant’s Insignia/Senior Sergeant’s Insignia)
5 15000 Pontos Primeiro Sargento Primeiro Sargento Pulsos Raros (Alliance/Horde)
6 20000 Pontos Cavaleiro Guarda Pétreo Acesso ao Quartel, Tabardos das Facções ( Cores do Cavaleiro/Arauto do Guarda Pétreo) e acesso a  Poção de Combate de Mana/ Poção de Combate de Curas
7 25000 Pontos Tenente Cavaleiro Guarda-de-Sangue Botas Raras (Alliance/Horde) e Luvas Raras (Alliance/Horde)
8 30000 Pontos Capitão Cavaleiro Legionário Peitorais Raros (Alliance/Horde) e Calças Raras (Alliance/Horde)
9 35000 Pontos Campeão Cavaleiro Centurião  Estandarte de Batalha da Aliança/Estandarte de Batalha da Horda
10 40000 Pontos Tenente Comandante Campeão Elmos Raros (Alliance/Horde) e Ombreiras Raras (Alliance/Horde)
11 45000 Pontos Comandante Tenente General Acesso ás montarias de PvP Épicas (PvP Epic Mounts) e possibilidade de falar no canal “WorldDefense Chat”
12 50000 Pontos Marechal General Luvas Épicas (Alliance/Horde), Calças Épicas (Alliance/Horde) e Botas Épicas (Alliance/Horde)
13 55000 Pontos Marechal de Campo Senhor da Guerra Elmos Épicos (Alliance/Horde), Peitorais Épicos (Alliance/Horde) e Ombreiras Épicas (Alliance/Horde)
14 60000 Pontos Grão Marechal Sumo Senhor da Guerra Armas Épicas (Alliance/Horde)

 

Resumindo

De forma resumida, o PvP “de verdade” começará com o lançamento da Fase 2. Obviamente que muitos grupos já estão fazendo PvP desde o lançamento, até porque o World PvP é uma das grandes essências do Clássico/Vanilla. Porém, a atribuição de Pontos de Contribuição e dos ranks só entrará na Fase 2.

No entanto, vamos deixar algumas dicas para vocês.

  • Mate jogadores do mesmo nível que você e evite matar NPCs e “civis”. Dishonorable Kills irão prejudicar imenso a sua escalada de ranks.
  • Procure matar jogadores com ranks maiores que o seu para aumentar o número de pontos que você recebe.
  • Matar líderes da facção oposta dá um bom número de pontos. Junte os amigos em um grupo de raide e invada as cidades inimigas. Relembrando que existem 3 líderes para cada facção.
  • Na Fase 3 faça muitos Campos de Batalha. Fazer objetivos (como capturar a bandeira ou uma base) te atribuirá pontos extras e isso é uma ótima forma de subir de rank.

Fontes

Neryssa

WOWHead Clássico



Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Especial Shadowlands

wow world of warcraft guia guide bfa battle for azeroth missões mundiais world quests nazjatar essencias essences coração de azeroth heart of azeroth hoa cda manto Ashjra’kamas a Mortalha da Determinação N'zoth Ataque em Uldum Visões Horrendas

Jabá

Detonado

Ultimos Guias

Guia TradeSkillMaster
Otimização do Personagem em Shadowlands
Jenafur – O Pet de Batalha Desvendado
Novos Afixos em Shadowlands
Arqueologia em Pandaria

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x