Shadowlands foi adiada e isso é excelente

Postado em

Esta semana, no dia primeiro de outubro, a Blizzard por meio de uma carta aberta de John Hight, informou que a expansão Shadowlands foi adiada para o final do ano, sem data definida ainda.

Segundo o comunicado, esta difícil decisão foi feita para polir melhor alguns aspectos do game e o deixar mais acabado. Apesar de ser uma notícia ruim em alguns aspectos, vamos explicar o quanto Shadowlands ser adiada vai ser importante para um lançamento melhor do que as antecedentes. Embarque neste texto opinativo e apaixonado de um amante de World of Warcraft comentando como é ruim porém extramente importante que Shadowlands tenha sido adiada.

 

Shadowlands não está pronta

Nós estamos jogando a expansão desde o Alfa, no inicio do ano. Já fizemos tantas vezes o conteúdo que já decoramos rotas, diálogos, mecânicas dos chefes e todo aquele básico inicial de toda a expansão. Acompanhamos cada build feita no alfa, no beta e agora no PTR, e apesar de todo o esforço da empresa neste ano desgraçado da cabeça, infelizmente, o game ainda não está pronto.

Não entendam como se nada estivesse pronto e que está injogável.  Não é isso. Toda a narrativa das histórias está lá. Você consegue sair de Azeroth e percorrer todas as terras sombrias até chegar ao seu pacto e seguir adiante na história, no ponto em que a raide se inicia. Entretanto esse aspecto do jogo é um dos poucos que está efetivamente pronto. E isso é pouco para lançar um game do nível de Warcraft.

Aspectos do gameplay essenciais para uma fluidez do jogo durante os dois anos de expansão não estão nada prontos. O PvP ainda está em um estágio quase embrionário e gera rebuliço há algum tempo. Várias raças ainda não possuem todas as opções de customizações prometidas e isso também desagrada. Mas nada, absolutamente nada, chega perto do desbalanceamento entre as classes na escolha dos pactos.

wow world of warcraft shadowlands adiada
Elfo Bonito, elfo formoso, elfo delicia. Mas longe de visitar Oribos devido a Shadowlands ser adiada.

 

Escolhendo o Pacto que te pariu

Ion Hazzikostas, o amado produtor executivo do game, já disse várias vezes que a escolha do pacto se deve mais por um aspecto narrativo do que para fins de gameplay. Mas tirando a comunidade de roleplay, pouca gente efetivamente se importa com isso. Seu personagem não morreu de verdade e não vai para sombrópolis do jeito certo. Ele só está indo resolver as tretas de lá antes de retornar para a Azeroth amada. Então, as decisões de vida ainda não vão ecoar pela eternidade. A escolha do pacto, para a grande maioria dos jogadores, será simplesmente a que der mais resposta com aquilo que o jogador faz de conteúdo.

E é neste ponto que será preciso fazer um trabalho bem intenso. Se a escolha for apenas estética, será preciso retrabalhar as habilidades e as fazer menos significantes no gameplay. Mas deixar todas iguais também torna este aspecto do jogo sem graça. É preciso ser um druida e balancear os pontos. E se for para pender para algo, que penda para o fator gameplay.

Não me entendam mal, eu gosto da história do jogo e sou assíduo aos conteúdos de lore. Mas uma história bem contada e bem amarrada precisa estar alinhada com um gameplay que te motive a jogar. Afinal, depois de duas semanas fazendo as missões, toda a narrativa fica para trás. Será o momento de sentar porrada com chefes ou quebrar o pau no PvP, e nesta hora, você precisa ter solidez.

wow world of warcraft shadowlands adiada

 

Porém, em vários estudos feitos pelos jogadores, existe um desbalanceamento enorme entre os pactos. Mesmo pensando em cenários não competitivos, existem combinações de pactos e classes que são inviáveis complemente. E se tem algo que aprendi nestes anos de WoW é que se não é viável no jogo, tende a ser completamente esquecido.

 

O PvP mais uma vez sendo deixado de lado

Os jogadores de PvP sofrem há tempos com um descaso da empresa. As constantes mudanças sem planejamento ou ouvir a comunidade, que visam o balanceamento, tendem sempre a gerar vários absurdos. Não esquecemos das coisas doidas que o Rextroy mostrou durante BfA. Portanto,  desde muito tempo, o jogador de PvP sofre. E tudo indicava que em Shadowlands isso seria repetido outra vez.

Quando os vendedores de itens PvP foram anunciados, a comunidade (e eu inclusive) ficou feliz, pois enfim seria possível se equipar para jogar sem ter de fazer outros conteúdos. Ledo engano. Mesmo com a implementação dos vendedores de itens PvP e de poder melhorá-los com honra, seria necessário uma quantidade absurda de conteúdo feito para ter os melhores equipamentos. E mesmo assim, o item level desses itens melhorados era parecido com a de Masmorra Mítica Zero.

Até então tudo caminhava para que os jogadores de PvP tivessem que fazer conteúdo de outras áreas, coisa que obviamente não gostam. Mas o problema maior nem estava sendo esse. O maior problema era a incerteza de como as coisas iriam funcionar. E esta falta de clareza estava matando mais que Rogue com 50% de versatilidade. O fato de que até agora não está decidido como será o conteúdo PvP deixa claro a falta de polimento nessa hora. Assim, adiar a expansão é essencial para tapar esses buracos e afiar a lâmina.

wow world of warcraft shadowlands adiada

Shadowlands precisa ser uma expansão muito melhor que BfA e Legion

As ultimas expansões de World of Warcraft tiveram bons momentos, é bem verdade. Muitas coisas legais se salvaram de Draenor, Legion e BfA. Mas é inegável que elas foram bem aquéns das anteriores. Deixando o lichviuvísmo de lado, até a expansão não terminada de Warlords of Draenor foi mais bacana que Battle for Azeroth. WoD teve falta de conteúdos, isto foi óbvio, mas a culpa não é do time do WoW de fato e sim da necessidade de remanejar muitas pessoas para o desenvolvimento de Overwatch. E mesmo com essa falta de conteúdo e uma história que envolvia toda a treta de viagem no tempo, WoD foi muito melhor que BfA. Arrisco dizer que não tivessem remanejado o time, WoD teria sido a melhor expansão de todas.

Já legion teve a introdução de diversos sistemas que estão aqui até hoje, como as missões mundiais, as pedras-chave e claro, o artefato. Portanto. mesmo Legion teve os mesmos problemas de BfA do ponto de vista de gameplay. Sim, legion foi bacana, te colocando um papel de destaque e heroísmo especial. Mas o começo da expansão foi sofrível com o RNG absurdo dos lendários, o farm cansativo de pontos de artefato, culminando em vários jogadores preferindo upar uma mesma classe de personagem do que tentar conseguir o lendário BiS.

 

wow world of warcraft shadowlands adiada

Mesmo com tudo isso de positivo, Pandaria foi infinitamente melhor que as expansões vindouras. Até do ponto de vista a qual é mal avaliada – o enredo – é muito mais intrigante e interessante que BfA. Pandaria trouxe um universo novo e modernizou o jogo, abrindo caminho para todas as outras expansões que vieram. Não esqueçamos que se hoje estamos nos preparando para ir para as terras sombrias foi porque um dia o Garrosh enloqueceu.

 

Shadowlands adiada para estar pronta quando estiver pronta

Algo que foi esquecido pela empresa em BfA aparentemente dá o ar nessa decisão. A Blizzard sempre foi conhecida por demorar um pouco a mais para lançar seus jogos e então lançar obras primas. Diablo 3 e Starcraft 2 foram games que vieram muitos anos após os antecessores, trazendo melhorias significativas. Com WoW não era diferente. Mas então Legion e BfA saíram mesmo não estando prontas. Não temos acesso aos planejamentos da empresa, mas há indícios disso.

Battle for Azeroth foi lançada no dia 14 de agosto de 2018 e pouco tempo depois, cerca de 4 meses, chegava o patch 8.1 Marés de Vingança (11 de dezembro do mesmo ano). E no dia 12 de março de 2019 já chegava o patch 8.1.5. E este padrão se repetiu por toda a expansão. Parece que as coisas iam sendo atrasadas e chegando nos patchs menores. E tivemos os conteúdos sabiamente cortados, como um terceiro e um quarto fronte de guerra perto de Penhasco do Trovão/Theramore e de Lua Prata, que apareciam nas strings do jogo mas que foram removidas. Este jeito de lançar as coisas é muito Activision e pouco Blizzard.

A empresa que amamos e que conhecemos tão bem é diferenciada das outras justamente por respeitar os fãs acima de tudo. Sempre existiu uma magia em torno da empresa que estava desaparecendo desde WoD. Portanto, adiar a expansão para lançar apenas quando estiver pronto é algo que mostra o respeito aos fãs.

E é este respeito aos tempos e prazos que demonstra o mesmo amor ao game que nós jogadores sentimos tanto. Já que Shadowlands foi adiada, que seja para fazer desta a melhor de todas as expansões. Ou nem lance.

 

World of Warcraft Shadowlands

World of Warcraft Shadowlands é a oitava expansão do maior MMORPG de todos os tempos. De acordo com a Blizzard, ela chega ainda em 2020 . Shadowlands conta então a história pós-eventos de Battle for Azeroth. Com o propósito de acabar com o domínio sobre o Flagelo, Sylvanas destrói o Elmo da Dominação do Lich Rei Bolvar Fordragon, liberando o Flagelo e rompendo o véu que liga o mundo dos vivos para o mundo dos mortos.

Reinos ocultos de maravilhas e horrores aguardam quem chegar ao outro lado. As Terras Sombrias são o lar de todos os que já se foram, um reino entre mundos cujo tênue equilíbrio preserva a vida e a morte.

É neste cenário que os Heróis de Azeroth precisam tentar evitar que a máquina da Morte seja quebrada e acabe com o Mundo como conhecemos. Você pode saber tudo sobre a expansão em nossa hub.



Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Filipe
Luiz Filipe
18 de outubro de 2020 01:29

o Hype só aumenta desse jeito kkk


2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x